Proposta de leitura literária

Crônica de uma morte anuncia, de Gabriel García Márquez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.46v27n3.63663

Resumo

O Ensino de Leitura praticado na escola tem por objetivo desenvolver no aluno o letramento literário, para que este se aproprie das funções que o texto literário desempenha na vida do leitor. Para o desenvolvimento do letramento literário é necessário ativar várias estratégias de leitura para atingir o objetivo desejado, que é tornar os alunos proficientes em leitura. A escola, para alguns alunos, é o único espaço nos quais eles têm contato com livros, diante disso o professor é o mediador e responsável por estimular essa prática. Pensando nesse público foi desenvolvida uma proposta de leitura literária para uma turma de 3º ano do ensino médio, da escola Ardalião Américo Pires em Barra do Corda/MA. Para fundamentar o trabalho foi utilizado o referencial teórico de Cosson (2006; 2014), Martins (2006), e Vieira (2017). A proposta de leitura foi desenvolvida através de quatro oficinas de duas horas semanais, durante um mês, na forma de uma sequência expandida. Dois capítulos foram selecionados para leitura extraclasse, mediada pelo professor, que definiu algumas possíveis temáticas, para que durante as aulas seguintes houvesse discussões, produções escritas e debates. Dessa forma, a turma foi envolvida a aprimorar o letramento literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Vasconcelos da Silva Esvael, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui formação em Letras pela Universidade de São Paulo: graduação em Língua Portuguesa (1994), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa (2005) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa (2012). Estágio de doutorado-sanduíche (CAPES/COFECUB 2008/2009) no Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelles da Université Stendhal-Grenoble - 3, na França. Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus 1. Participa, como pesquisadora, dos Grupos de Pesquisas (CNPQ) 'Práticas de leitura e escrita em português língua materna' e ."Estágio, ensino e formação docente". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, leitura, letramento, ensino de língua materna, estágio e formação de professores.

Referências

BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 2006.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um Discurso Amoroso. Tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (coleção Roland Barthes).

BARTHES, Roland. Aula (1978). São Paulo: Cultrix, 1989.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

GIROTTO, Cyntia; SOUZA, Renata Junqueira (Org.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2010.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos) GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Crônica de uma morte anunciada. Trad. Remy Gorga Filho. São Paulo: Record, 2006.

PRESSLEY, Michael. Reading instruction that works: the case for balanced teaching. New York: Gilford, 2002

SOUSA, Maria Ester Vieira de. Leitores, suportes, espaços e práticas de leitura da cultura escrita. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.

Downloads

Publicado

2022-11-03