FORMAÇÃO LEITORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
POSSIBILIDADES PELO VIÉS DA SEMIÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.47v28nDossiê.66315Palavras-chave:
Semiótica, Leitura, Educação básicaResumo
Para a construção do conhecimento, a frequência da leitura é uma prática necessária,seja na esfera escolar ou fora dela. E esta é uma preocupação constante de especialistas da área: como promover a leitura em sala de aula de educação básica de
modo que os alunos se tornem protagonistas dessa ação para além da instituição educativa? Pensando que a frequência do ato de ler agregada ao gostar substancia a promoção de um leitor competente, este texto propõe fomentar o debate sobre a contribuição que a semiótica do discurso de base greimasiana pode oferecer para a formação leitora na educação básica. Para tanto, buscamos apoio especialmente nos estudos de pesquisadores que acreditam nas possibilidades de aplicação didática da semiótica para a leitura e a produção do texto em sala de aula, a exemplo de Fiorin (2004; 2011), Simões e Melo (2011), Barros (2011), Teixeira (2014; 2021), Lima (2021), além de Rastier (2010; 2015)sobre educação e dívida simbólica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para este texto, partimos da ideia de que é possível se utilizar da semiótica como uma metodologia para ajudar o despertardo aluno para a prática que estimula o gosto pela leitura, uma vez que, sabendo o que explorar no texto, o/a leitor/a se sente mais motivado para lê-lo.
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