REFLEXÕES SOBRE A PROBLEMÁTICA DA ATENÇÃO ESCOLAR NAS TRANSIÇÕES ENTRE CRIANÇA E ESTUDANTE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.66838Resumo
Neste artigo abordo a problemática da atenção escolar como um dos aspectos envolvidos no percurso pretensamente universal de tornar-se um estudante a partir da passagem por nossas instituições escolares. Diante disso, procuro situar a incidência de um diagnóstico como o de TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), que eventualmente reifica aspectos problemáticos desse percurso. Argumento que essas produções envolvem concepções de infância, comportamento e produtividade que são mobilizadas cotidianamente na escola. Essas concepções são tensionadas nos cruzamentos entre os regimes disciplinares de produção da atenção e novos investimentos de produção de subjetividade: consumos, fármacos, rentabilidades. Ao abordar etnograficamente a empreitada da atenção escolar, situo o sexto ano do ensino fundamental como um momento central na produção do estudante.
PALAVRAS-CHAVE: Atenção. Escolaridade. Infância. TDAH.
IMAGEM: Crianças em sala de aula. Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).