PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ARQUIVO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • Patrícia Silva UFPB
  • João Henrique Lucena da Costa UFPB

Palavras-chave:

Produtos e Serviços de Informação Arquivística. Arquivo – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Arquivo Setorial. Tecnologia da Informação

Resumo

RESUMO

É observado que existe uma lacuna na literatura especializada, no que diz respeito aos produtos e serviços arquivísticos, ou seja, assunto ainda pouco explorado na área da Ciência da Informação, e que pode ser implantado como uma metodologia de ensino-aprendizagem, além de ter um caráter informativo com o aporte tecnológico. Os produtos e serviços arquivísticos de informação trazem ao público usuário, um resgate do que existe e dos serviços oferecidos em uma unidade de informação. Caracterizando-se como uma unidade que presta serviços de informação, dotada de organização, pessoal, produtos e estrutura para atender aos usuários, temos as seguintes questões: Quais os produtos e serviços tecnológicos que o Arquivo pode vir a oferecer? Nessa perspectiva, o presente artigo aborda sobre o arquivo do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mostrando como o campo das tecnologias de informação podem promover, a partir de produtos e serviços arquivísticos, tais unidades. A pesquisa caracteriza-se quanto ao delineamento, como estudo exploratório e descritivo. Pontos importantes foram abordados em relação aos Arquivos e produtos e serviços arquivísticos de informação, com a criação do Blog, FanPage, Folder e de um Vídeo didático. Recomenda-se que estudos futuros sejam empreendidos sobre a temática em pauta, que por se tratar de um assunto ainda novo, não se esgota nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silva, UFPB

Profa. do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Mestre em Ciência da Informação. Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação. Garduada em Biblioteconomia

João Henrique Lucena da Costa, UFPB

Bibliotecário do SISTEMOTECA da UFPB. Graduado em Biblioteconomia e Arquivologia pela UFPB.

Referências

REFERÊNCIAS

AMARAL, Sueli Angelica do. Marketing da informação na internet: ações de promoção. Campo Grande: UNIDERP, 2004.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BARRETO, Juliano Serra. Desafios e avanços na recuperação automática da informação audiovisual. Ciência da Informação, Brasília, v.36, n.3, p.17-28, set./dez. 2007.

BELLOTO, Heloisa Liberalli. Universidade e arquivos: perfil, história e convergência. Transinformação, Campinas, v.1, n.3, p.15-28, set./dez. 1989.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

CORNELSEN, Julce Mary; NELLI, Victor José. Gestão integrada da informação arquivística: o diagnóstico de arquivos. Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p. 70-84, ago./dez. 2006.

CORRÊA, Edison José; VASCONCELOS, Mara; SOUZA, Maria Suzana de Lemos. Iniciação à metodologia científica: participação em eventos e elaboração de textos científicos. Belo Horizonte: Nescon UFMG; Coopmed, 2009.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; ZAMBAN, Debora; OLIVEIRA, Viviane Martins Arruda de. Blogs sobre biblioteconomia e a ressignificação da profissão no Brasil: uma análise do blog Bibliotecários Sem Fronteiras. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.18, n.1, p. 698-715, jan./jun. 2013.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

FERREIRA, Gonçalo Costa. Redes sociais de informação: uma história e um estudo de caso. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.3, p.208-231, jul./set. 2011.

GUIA do Arquivo Setorial do CCHLA. João Pessoa: [s.n.], 2010. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/wp-content/uploads/2010/11/Guia.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2014.

INAFUKO, Laura Akie Saito; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Diretrizes para o desenvolvimento e a avaliação de blogs de biblioteca. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n.35, p.145-166, set./dez. 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6.ed.rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2006.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3.ed.rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Tradução de Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SANTOS, Ester Laodiceia; ROCHA, Suely Margareth da. O blog como ferramenta de comunicação entre a biblioteca e seus usuários: a experiência da Biblioteca Lydio Bandeira de Mello, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n.33, p.134-152, jan./abr. 2012.

SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira Soares. 6.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

SILVA, Antonio Braz de Oliveira e et al. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n 1, p. 72-93, jan./abr. 2006.

SOUSA, Beatriz Alves de. Glossário: biblioteconomia - arquivologia – comunicação e ciência da informação. 2.ed.rev. e atual. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2008.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

SILVA, P.; COSTA, J. H. L. da. PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELO ARQUIVO DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Archeion Online, [S. l.], v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/19786. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa