SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM ACERVOS ARQUIVÍSTICOS: estudo de caso no Arquivo Geral da Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Genoveva Batista Nascimento UFPB
  • Janaína Lima Santos UFPB

Palavras-chave:

Acervos arquivísticos. Segurança da informação. Arquivo Geral da Pró-Reitoria Administrativa da UFPB

Resumo

Baseado nas recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) que estabelece diretrizes de conservação para a documentação permanente, a pesquisa objetiva analisar a importância da segurança da informação no Arquivo Geral da Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A segurança da informação retratada neste artigo refere-se ao meio ambiente das instituições, os controles físicos que são medidas eletrônicas para o controle de entrada e saída de pessoas aos ambientes, a exemplo: portas, grades, trancas, paredes, blindagem e os controles ambientais que visam proteger os equipamentos, neste caso os documentos e a estrutura do setor de arquivo contra desastres naturais, falhas em estruturas e nas instalações. Esta pesquisa configura-se como exploratória e descritiva e a população pesquisada é composta por três profissionais que atuam no arquivo citado. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista estruturada e para análise dos dados a abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que os profissionais que atuam no arquivo têm experiência quanto à organização e possuem conhecimento ao que concerne à segurança da informação no arquivo.


[1] Professora dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação /UFPB.

E-mail: genoveva_batista@hotmail.com.

[2] Bacharel em Arquivologia pela Universeidade Federal da Paraíba. E-mail: jlima8833@hotmail.com.

 

Referências

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratado documental 2. ed. Rio de Janeiro: FVG, 2004.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf>. Acesso em: 28 maio 2013.

COSTA, Marilene Fragas. Noções básicas de conservação preventiva de documento. Fiocruz, set. 2003.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Recomendações para a construção de arquivos. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: <http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/Media/recomenda.pdf>. Acesso em: 28 maio 2013.

FRONER, Yacy-Ara; SOUZA, Luiz Antônio Cruz. Controle de pragas. CICRAD, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS; MUSEU VILLA-LOBOS. Política de segurança para arquivos, bibliotecas e museus. Rio de Janeiro: MAST, 2006.

MINAYO, M. C. de Sanches. O quantitativo qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239 – 262 1993.

NORMA REGULAMENTADORA (NR 23). Proteção contra incêndios. Dispõe sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no Art. 200 da CLT.

OGDEN, Sherelyn. Meio ambiente. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto conservação preventiva em bibliotecas e arquivos, 2001.

RICHARDSON, Roberto Jerry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE, Curitiba. v. 5 n.1, p. 61-70, jan./abr. 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Disponível em:< http://www.ufpb.br/>

Acesso em: 23 de set.2013.

Downloads

Como Citar

NASCIMENTO, G. B.; SANTOS, J. L. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM ACERVOS ARQUIVÍSTICOS: estudo de caso no Arquivo Geral da Pró-Reitoria Administrativa da Universidade Federal da Paraíba. Archeion Online, [S. l.], v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/21464. Acesso em: 17 maio. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)