Difusão de produtos informacionais

intersecções entre Linguagens Documentárias, Marketing e Arquivologia

Autores

  • Ednaldo de Brito Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Ismaelly Batista dos Santos Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v7n2.43964

Palavras-chave:

Linguagens Documentárias, Arquivologia, Marketing, Produtos Informacionais, Difusão.

Resumo

As Linguagens Documentárias (LD) são um importante e já estabelecido recurso estratégico voltado a Organização e Tratamento da Informação (OTI). Neste sentido, o presente estudo, objetiva verificar o contexto das linguagens documentárias e seus produtos, bem como analisar interlocuções conceituais mediante a abordagem do Marketing para o contexto das LD na Arquivologia. A pesquisa está tipificada como sendo explicativa e toma por base o levantamento e revisão de literatura sob uma abordagem qualitativa que conta com a técnica de análise de conteúdo como insumo para interpretação dos dados coletados. Como resultados são apresentadas intersecções no contexto interdisciplinar das temáticas estudadas, nas quais, situa-se a análise da informação como etapa preliminar ao Marketing para que se possa trabalhar a difusão na área de Arquivologia. Por fim, conclui-se que mediante as etapas de tratamento e organização da informação no momento de análises das informações para compor as LD é possível inferir as estratégias de Marketing presentes na difusão dos produtos informacionais.

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Biografia do Autor

Ednaldo de Brito Santos, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Ismaelly Batista dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Arquivologia e formada pela Escola Técnica de Saúde da da UFPB no curso Técnico em Biodiagnóstico, atuando nos seguintes temas: Preservação Documental; Produtos e Serviços de Informação; Inovação em Unidades de Informação; Desafios do Profissional Arquivista e Informação em Saúde.

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Publicado

30-06-2020

Como Citar

SANTOS, E. de B.; DOS SANTOS SILVA, I. B. Difusão de produtos informacionais: intersecções entre Linguagens Documentárias, Marketing e Arquivologia. Archeion Online, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 43–61, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v7n2.43964. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/43964. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão