A REDE SOCIAL INSTAGRAM DE ARQUIVOS PÚBLICOS COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ARQUIVOS E OS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Autores

  • Alexandre da Silva Conceição Universidade Federal de Sergipe
  • Germana Gonçalves de Araújo
  • Pablo Boaventura Sales Paixão

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60469

Palavras-chave:

Arquivo Público de Estado - Brasil;, Rede Social Instagram;, Marketing Digital em Arquivo;, Uso de rede social em arquivo

Resumo

O artigo analisa a interação dos perfis oficiais da rede social Instagram dos Arquivos Públicos dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe com os usuários dos serviços de arquivo. O objetivo da pesquisa é verificar como tais arquivos interagem com os usuários dos serviços de informação. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa está delimitado a três Arquivos Públicos da região Nordeste do Brasil, que utilizam a rede social como canal de interação. Para as análises foram utilizadas variáveis presentes no marketing digital a partir da: audiência (número de seguidores e frequência de publicação) e engajamento (curtidas, comentários e visualizações). Os resultados apontam que o Instagram pode ser um canal de comunicação se tratado dentro dos aspectos trabalhados no marketing digital.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Arquivista e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9330-7313

Referências

ARAUJO, Ronaldo Ferreira; ARAÚJO, Janiele Oliveira de. O uso das redes sociais como estratégias de marketing em unidades de informação: estudo de caso da biblioteca pública Estadual Graciliano Ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v 14, n. 2, 176-196, 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/73. Acesso em: 07 out. 2020.

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e me tricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte v.20, n.3, p.67-84, jul. /set. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2402. Acesso em: 22 jun. 2016.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Aba institucional. Disponível em: http://arquivopublico.pe.gov.br/institucional/. Acesso em: 15 dez 2020.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SERGIPE. Arquivo Público de Sergipe: memória e cultura são preservadas. Disponível em: https://al.se.leg.br/arquivo-publico-de-sergipe-memoria-e-cultura-sao-preservados/. Acesso em: 15 dez. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. 244 p.

GABRIEL, Martha. Marketing na Era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Editora Novatec, São Paulo, 2010.

GARCIA, Isabele Oliveira dos Santos; SÁ, Maria Irene da Fonseca e. Bibliotecas no Instagram: um estudo sobre o uso do aplicativo por unidades de informação. Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, Porto, n. 35, p. 108-151, 2017. Disponível em: http://twixar.me/cwpK. Acesso em: 07 out. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE divulga estimativa da população dos municípios para 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28668-ibge-divulga-estimativa-da-populacao-dos-municipios-para-2020. Acesso em: 27 jan. 2021.

KOTLER, Philip, et al. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2017.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação Organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Trabalho apresentado no IX Congresso Ibero-americano de Comunicación - “El espacio iberoamericano de Comunicación en la era digital”. Disponível em: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/viewFile/3714/3379. Acesso em: 22 nov. 2020.

NEVES, Barbara Coelho. Aproximação conceitual e possibilidades do marketing digital: o bibliotecário estrategista em mídias sociais. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 214-225, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pbcib/article/view/39354. Acesso em: 10 nov. 2020.

VOLPATO, Bruno. Ranking das redes sociais 2020: as mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 27 jan. 2021.

Downloads

Publicado

28-12-2021

Como Citar

DA SILVA CONCEIÇÃO, A.; ARAÚJO, G. G. de .; PAIXÃO , P. B. S. . A REDE SOCIAL INSTAGRAM DE ARQUIVOS PÚBLICOS COMO UM CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS ARQUIVOS E OS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO. Archeion Online, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 101–118, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n2.60469. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/60469. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa