Ciência da Informação e o processo interativo discursivo da relação professor/aluno em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Áquila Sartori Mesquita Rocha UFCG

Palavras-chave:

Interação; Informação; Ensino Virtual; Programa Se Liga no Enem Paraíba.

Resumo

Este artigo demonstra um estudo que compõe a Rede SESA, bem como apresenta um recorte teórico de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), Paraíba, Brasil, na qual se investiga o processo interativo discursivo da relação professor/aluno no programa virtual Se Liga no Enem Paraíba. Nesse sentido, primeiramente, explicita-se discussões acerca do papel da Ciência da Informação no processo de interação na educação. Em um segundo momento, à luz das ideias do Círculo de Bakhtin, apresenta-se o embasamento teórico da pesquisa alicerçado na Teoria Dialógica da Linguagem. Acredita-se que esse recorte teórico possa colaborar para se pensar na importância da Ciência da Informação no processo interativo discursivo. Conclui-se que a pesquisa em torno das interações em diferentes canais de comunicações no referido programa revela a forma como o ensino e a aprendizagem na rede pública vem se utilizando do ambiente virtual atualmente, propondo-se mais investigação nesse campo da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áquila Sartori Mesquita Rocha, UFCG

Professora de Redação.Programa Se Liga no Enem /SECT. Mestranda - Programa de Pós-Graduação de Linguagem e Ensino-UFCG. Graduação em Letras/Português – UFPB.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikháilovitch. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

GOOGLE. Ensino e aprendizagem mais integrados. Google for Education, Mountain View, CA, c2023. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/classroom/. Acesso em: 28 mar. 2023.

KENSKI, Moreira Vani. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, v. 4, n. 10, set.-dez., p. 1-10, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189118047005. Acesso em: 25 jan. 2022.

LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula on-line: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica de Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Linguagem e Alteridade nos escritos do Círculo de Bakhtin. Eutomia, Recife, v. 21, n. 1, p. 169-184, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/237079. Acesso em: 27 out. 2022.

SANTOS, Eliete Correia dos. Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do Projeto SESA. 2013. 418 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

Downloads

Publicado

30-09-2023

Como Citar

SARTORI MESQUITA ROCHA, ÁQUILA. Ciência da Informação e o processo interativo discursivo da relação professor/aluno em ambiente virtual de aprendizagem . Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 5–19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/68093. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo de Revisão