Mapeamento da produção acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2021)

Autores

  • Roberta Pinto Medeiros Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0003-0012-7792
  • Elisângela Gorete Fantinel Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Curso de Arquivologia, Mapeamento, Produção acadêmica

Resumo

Este trabalho é o resultado do projeto de pesquisa intitulado 'Mapeamento da Produção Acadêmica sobre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG no Curso de Arquivologia'. O projeto teve como objetivo mapear as produções acadêmicas do curso de Arquivologia relacionadas diretamente com a Universidade no período de 2012 a 2021. A metodologia empregada é de natureza descritiva, com abordagens qualitativas e quantitativas, e baseia-se em levantamento documental. O mapeamento foi realizado nos Trabalhos de Conclusão de Curso e nos Relatórios de Estágios Supervisionados; segmentos nos quais muitos alunos desenvolveram atividades e realizaram levantamentos dos conjuntos documentais produzidos ou custodiados pela Universidade. Este projeto integrou o Programa Memória Arquivística da FURG e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Arquivologia e Memória: documentos e identidade. Os resultados desta pesquisa contribuirão para a preservação da memória institucional e para a identificação dos conjuntos documentais da Universidade já mapeados por meio dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquivologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Gorete Fantinel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012 – atual). Possui graduação em Pedagogia - Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do 2° Grau (1995) e Arquivologia (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Gestão de Negócios (2010) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Porto Alegre. Mestra em Patrimônio Cultural (2017) - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa - Arquivologia e Memória: documentos e identidade.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFSC. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia (2018-2019). Pesquisador em grupos de pesquisa da UNB , UFSC, UFSCAR e UFRGS. Presidente da International Society for Knowledge Organization (2022-2026). Deputy Editor da revista Knowledge Organization. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN UFRGS(2020-2024). Membro da Comissão Editorial do Periódico Em Questão. Membro do Scientific and Tecnical Advisory Council da (STAC) da ISKO. Coordenou Grupo de Trabalho da Ancib. Presidiu a ISKO Brasil. Coordenou Curso de Graduação de Arquivologia e Dirigiu Faculdade de Arquivologia. Organizou eventos nacionais e internacionais na área de informação. Representante da área da Informação no Comitê de Assessoramento na FAPERGS (2022-2024). Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação e Representação e Organização do Conhecimento.

Referências

ARQUIVOLOGIA. Curso. Disponível em: https://arquivologia.furg.br/curso. Acesso em: 30 ago. 2023.

KOCHANN, A. A produção acadêmica e a construção do conhecimento científico: concepções, sentidos e construções. Goiânia: Kelps, 2021.92 p. Disponível em: https://kelps.com.br/wp-content/uploads/2021/05/A_producao_academica_para_PDF.pdf

MEIRELLES, A. P.; MEDEIROS, R. P . Um estudo da produção dos relatórios de estágio supervisionado do curso de arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2020). Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. N.1, p. 56–77, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nN.1.65925.

NASSAR, P. (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.

NASSAR, P. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.

PONTE, C. M.; GURGEL, M. H. C.; LOPES, L. da S. G. L. Manual prático para a produção acadêmica [recurso eletrônico]. Ed. Unichristus, 2021. 170 p. Disponível em: https://unichristus.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/Manual-pr%C3%A1tico-de-produ%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica-e-book.pdf. Acesso em: 15 de jun. 2022

SILVA, E.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distancia da UFSC, 2001.

WORCMAN, K. A história na empresa: identidades e oportunidades. Biblioteca Digital Museu da Pessoa. São Paulo, 2009. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org. Acesso em: 20 de jun. 2022.

Downloads

Publicado

30-09-2023

Como Citar

MEDEIROS, R. P.; FANTINEL, E. G.; BARROS, T. H. B. Mapeamento da produção acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2021). Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 38–51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/68115. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa