Mapeamento da produção acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2021)

Autores/as

  • Roberta Pinto Medeiros Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0003-0012-7792
  • Elisângela Gorete Fantinel Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palabras clave:

Curso de Arquivologia, Mapeamento, Produção acadêmica

Resumen

Este trabalho é o resultado do projeto de pesquisa intitulado 'Mapeamento da Produção Acadêmica sobre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG no Curso de Arquivologia'. O projeto teve como objetivo mapear as produções acadêmicas do curso de Arquivologia relacionadas diretamente com a Universidade no período de 2012 a 2021. A metodologia empregada é de natureza descritiva, com abordagens qualitativas e quantitativas, e baseia-se em levantamento documental. O mapeamento foi realizado nos Trabalhos de Conclusão de Curso e nos Relatórios de Estágios Supervisionados; segmentos nos quais muitos alunos desenvolveram atividades e realizaram levantamentos dos conjuntos documentais produzidos ou custodiados pela Universidade. Este projeto integrou o Programa Memória Arquivística da FURG e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Arquivologia e Memória: documentos e identidade. Os resultados desta pesquisa contribuirão para a preservação da memória institucional e para a identificação dos conjuntos documentais da Universidade já mapeados por meio dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquivologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela Gorete Fantinel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012 – atual). Possui graduação em Pedagogia - Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas do 2° Grau (1995) e Arquivologia (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especialista em Gestão de Negócios (2010) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Porto Alegre. Mestra em Patrimônio Cultural (2017) - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa - Arquivologia e Memória: documentos e identidade.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , Professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS e UFSC. Pós Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasilia (2018-2019). Pesquisador em grupos de pesquisa da UNB , UFSC, UFSCAR e UFRGS. Presidente da International Society for Knowledge Organization (2022-2026). Deputy Editor da revista Knowledge Organization. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN UFRGS(2020-2024). Membro da Comissão Editorial do Periódico Em Questão. Membro do Scientific and Tecnical Advisory Council da (STAC) da ISKO. Coordenou Grupo de Trabalho da Ancib. Presidiu a ISKO Brasil. Coordenou Curso de Graduação de Arquivologia e Dirigiu Faculdade de Arquivologia. Organizou eventos nacionais e internacionais na área de informação. Representante da área da Informação no Comitê de Assessoramento na FAPERGS (2022-2024). Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagens linguísticas em Ciência da informação e Representação e Organização do Conhecimento.

Citas

ARQUIVOLOGIA. Curso. Disponível em: https://arquivologia.furg.br/curso. Acesso em: 30 ago. 2023.

KOCHANN, A. A produção acadêmica e a construção do conhecimento científico: concepções, sentidos e construções. Goiânia: Kelps, 2021.92 p. Disponível em: https://kelps.com.br/wp-content/uploads/2021/05/A_producao_academica_para_PDF.pdf

MEIRELLES, A. P.; MEDEIROS, R. P . Um estudo da produção dos relatórios de estágio supervisionado do curso de arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2020). Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. N.1, p. 56–77, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nN.1.65925.

NASSAR, P. (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.

NASSAR, P. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.

PONTE, C. M.; GURGEL, M. H. C.; LOPES, L. da S. G. L. Manual prático para a produção acadêmica [recurso eletrônico]. Ed. Unichristus, 2021. 170 p. Disponível em: https://unichristus.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/Manual-pr%C3%A1tico-de-produ%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica-e-book.pdf. Acesso em: 15 de jun. 2022

SILVA, E.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distancia da UFSC, 2001.

WORCMAN, K. A história na empresa: identidades e oportunidades. Biblioteca Digital Museu da Pessoa. São Paulo, 2009. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org. Acesso em: 20 de jun. 2022.

Publicado

2023-09-30

Cómo citar

MEDEIROS, R. P.; FANTINEL, E. G.; BARROS, T. H. B. Mapeamento da produção acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2021). Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. Edição Especial, p. 38–51, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/68115. Acesso em: 12 may. 2024.