EDITORIAL

Autores

  • Gleise da Silva Brandão Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Leide Mota de Andrade Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA)
  • Maíra Salles de Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Maria Teresa Navarro de Britto Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba (UFPB) https://orcid.org/0000-0002-1511-839X

Resumo

Na sua 10ª edição, o tema central do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) foi “A Arquivologia e as Tecnologias Disruptivas: o Arquivista na Era da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial”. Esse cenário de avanços tecnológicos oferece uma oportunidade para refletir sobre o papel da Arquivologia na era digital, promovendo um diálogo entre a tradição teórica e as novas demandas da sociedade da informação. A confluência entre a Arquivologia, a Ciência de Dados e da Inteligência Artificial (IA) proporcionou um aprofundamento teórico e metodológico, visando compreender como as tecnologias têm influenciado as práticas profissionais e a redefinição das estruturas organizacionais, sejam elas de caráter público e/ou privado. Este número reúne doze artigos, produtos de comunicações orais submetidas, aprovadas e apresentadas durante o X CNA. Seis desses trabalhos receberam o “Prêmio de Melhor Trabalho” em seus respectivos eixos temáticos, enquanto os outros seis foram contemplados com “Menção Honrosa”. Os artigos abordam temas essenciais para o fortalecimento da Arquivologia no Brasil, relacionados à pesquisa, ao ensino e à atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleise da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela UFBA. Possui graduação em Arquivologia pela UFBA.

Leide Mota de Andrade, Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA)

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduanda em Preservação e Gestão de Documentos Digitais pela Faculdade IMES. Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2019) e graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (2015). 

Maíra Salles de Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação (ICI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UFBA. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador.

Maria Teresa Navarro de Britto Matos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação pela UFBA. Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Université de Montréal, com concentração em Arquivologia. Especialista em Arquivologia e Graduada em História pela UFBA.

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB.

Downloads

Publicado

30-03-2025

Como Citar

BRANDÃO, G. da S.; ANDRADE, L. M. de; SOUZA, M. S. de; MATOS, M. T. N. de B. .; FEITOZA, R. A. de B. EDITORIAL. Archeion Online, [S. l.], v. 13, n. Edição Especial, p. 3–10, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/73193. Acesso em: 13 abr. 2025.