Tendências temáticas das áreas curriculares no curso de arquivologia da UFPB

análise nos Trabalhos de Conclusão de Curso (2011 – 2019)

Autores

  • Thaise Souza de Albuquerque Alves ufpb
  • Ana Cláudia Cruz Córdula Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Carla Maria de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.55111

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Áreas Curriculares, Trabalho de Conclusão de Curso, Arquivologia UFPB

Resumo

Objetiva identificar as tendências temáticas das áreas curriculares dos Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2011 a 2019. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem mista, ou seja, quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva. A coleta dos dados se deu por meio de investigações realizadas no site da instituição, mais especificamente, no repositório online. Identifica as áreas curriculares abordadas nas pesquisas por meio de uma leitura meticulosa dos títulos, das palavras-chave e, principalmente, dos resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso, dando o aporte necessário para o conhecimento dos temas à luz do Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharelado em Arquivologia. Identifica um universo de 245 trabalhos defendidos até o ano de 2019. Constata que a área curricular de Gestão de Documentos é uma tendência no curso, visto que abarca temas necessários para execução de práticas arquivísticas em organizações, e, se apresenta como tema a ser pesquisado por acadêmicos que se interessam por ela. A área com menor índice de pesquisa no curso é a de Organização e Tratamento da Informação Arquivística, algo que chama a atenção ao levar em consideração que é uma das áreas temáticas essenciais para o impacto da prática arquivística por parte dos profissionais.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Cruz Córdula, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Doutora em Ciência da Informação pela UFPB.

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Arquivologia pela UFPB. Professor Substituto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Carla Maria de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Professora Substituta vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da UFPB

Referências

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Disponível em: http://www.ccsa.ufpb.br/arqv/contents/menu/legislacao Acesso: 08 de jul. de 2020.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

SOUZA DE ALBUQUERQUE ALVES, T.; CÓRDULA, A. C. C.; FEITOZA, R. A. de B.; ALMEIDA, C. M. de. Tendências temáticas das áreas curriculares no curso de arquivologia da UFPB: análise nos Trabalhos de Conclusão de Curso (2011 – 2019). Archeion Online, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 121–144, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.55111. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/55111. Acesso em: 15 maio. 2021.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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