Arquivo pessoal Afonso Pereira e estratégias de marketing

Sinalizações de aplicação

Autores

  • Daniela Maria da Silva Carneiro UFPB
  • Ana Cláudia Cruz Córdula UFPB
  • Josemar Elias da Silva Junior UFPB
  • Luiz Eduardo Ferreira da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.54583

Palavras-chave:

Marketing. Arquivo Pessoal. Afonso Pereira. Swot.

Resumo

O presente artigo reflete a importância do marketing para os arquivos pessoais, em especial o Arquivo Afonso Pereira - objeto deste estudo. Nesse sentido, elaboramos um plano de marketing para o referido arquivo, a partir da análise de seus pontos fortes e pontos frágeis, norteando a estratégia de marketing para alcançarmos o público-alvo e a sociedade em geral. A pesquisa quanto a abordagem é qualitativa de caráter descritiva, e quanto ao tipo, se caracteriza como bibliográfica e de campo. Para coleta dos dados realizamos entrevista dirigida, elaborada a partir de questões subjetivas a respeito das rotinas e organização do arquivo, aplicada a dois profissionais que trabalham na organização, realizamos também a observação direta. Os resultados apontam para a ausência de um plano de marketing do arquivo e fragilidades no que se refere ao reconhecimento social. Nesse sentido, elaboramos um plano com vistas a potencializar o arquivo enquanto fonte de memória e informação sobre o titular e suas relações, entendendo, que se faz necessário ampliar a divulgação nas escolas, universidades, redes sociais, mormente, para trazer à tona a trajetória do professor Afonso Pereira, evidenciando especialmente as suas relações com a educação, a arte e a cultura na Paraíba. 

Biografia do Autor

Ana Cláudia Cruz Córdula, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Josemar Elias da Silva Junior, UFPB

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Professor da Escola Técnica de João Pessoa.

Luiz Eduardo Ferreira da Silva, UFPB

Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Professor do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

CARNEIRO, D. M. da S.; CÓRDULA, A. C. C. .; SILVA JUNIOR, J. E. da .; SILVA, L. E. F. da . Arquivo pessoal Afonso Pereira e estratégias de marketing: Sinalizações de aplicação. Archeion Online, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 95–120, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2020v8n1.54583. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/54583. Acesso em: 15 maio. 2021.

Edição

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Relatos de Pesquisa

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