v. 12 n. 2 (2024): Archeion Online
É com grande satisfação que anunciamos a conclusão de mais uma edição da Archeion Online em 2024. Ao longo deste ano, exploramos temas relevantes, emergentes e promovemos diálogos que enriquecem a comunidade acadêmica e profissional. Cada documento publicado reflete o trabalho árduo de autores, revisores, editores e de toda a equipe que tornou este promissor periódico.
Neste v.12, n.2 de 2024 a Archeion Online apresenta informações que abordam temas diversos como a relação entre a Arquivologia e Competência em Informação, as implicações da LGPD na área, e a análise das práticas de Governança Arquivística e gestão documental em instituições públicas.
A Arquivologia ao se dedicar a gestão de documentos, em especial na organização e preservação da informação, traz estudos sobre a tomada de decisões e a transparência institucional. Neste contexto, a Competência em Informação emerge no reconhecimento de necessidade de informação com habilidades para localizar, avaliar e utilizar de maneira eficaz e ética, permitindo que profissionais arquivísticos gerenciem documentos e promovam o acesso e uso qualificado da informação, fortalecendo a governança e a gestão documental nas organizações.
Para fortalecer a gestão documental transparente e responsável, surgiu no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que estabelece diretrizes para o tratamento de dados pessoais, com ênfase na proteção dos direitos de privacidade e liberdade dos cidadãos, reforçando a importância de documentar e justificar o tratamento de dados. Assim, as políticas de gestão documental devem garantir a conformidade com a legislação, a implementação de controles de acesso, juntamente com a anonimização de dados e, quando necessário o descarte seguro de informações.
Desse modo, as práticas de Governança Arquivística que compreendem ao conjunto de políticas, procedimentos e estruturas organizacionais voltados para a gestão eficaz dos documentos, contribuem diretamente para a conformidade com legislações como a LGPD e para a promoção da accountability nas instituições públicas.