EDITORIAL
Abstract
A revista Archeion Online está no ar e com ela o seu último número de 2021. Uffaaa!!! Não foi fácil para ninguém.
Trabalhar com editoria de uma revista científica é uma tarefa árdua, contudo gratificante, porque além de termos acesso às pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área em primeira mão, criamos uma network acadêmica, seja com as autoras e os autores, seja com os avaliadores da revista.
As pesquisas desenvolvidas em formato de artigos, após a publicação, se tornam objetos públicos e perpétuos da revista e como tal devem ser preservados.
Quando se assume o papel de editoria tem-se pela frente o gerenciamento do periódico no todo: o sistema de submissão; os templates, os e-mails dos autores com dúvidas sempre constantes, os cronogramas de avaliação, e tantos outros detalhes, ou seja, uma infraestrutura tecnológica complexa, mas que ao final do processo nos traz grande alegria.
É com entusiasmo que apresentamos até vocês leitores da Archeion Online os pesquisadores da Arquivologia e seus trabalhos que engrandecem a área.
Na seção Artigo Original temos dois trabalhos: o primeiro da autora Ivana Bittencourt dos Santos Severino e a pesquisa ‘Arquivos Pessoais e Processos de Criação: a dança em cena’. O artigo trabalha as escolhas metodológicas para a organização do arquivo pessoal da dançarina Lia Robatto, tendo a identificação arquivística como ponto de partida para a investigação da gênese documental; o segundo artigo dos autores Bernardina Maria Juvenal Freire Oliveira e Uthant Saturnino Silva intitulado ‘Desenhando e Conquistando Espaços: o arquivo do núcleo de medicina legal do Estado da Paraíba’ que aborda o fluxo e a tipologia documental do arquivo do Núcleo de Medicina Legal e sua importância administrativa, jurídica e social para preservar a memória, com vistas a atender às necessidades futuras de seus usuários.
Na seção Artigo de Revisão temos duas pesquisas: Organização da Informação: ontologias unificando prontuários eletrônicos do paciente (PEP) para compartilhar na distributed ledger technology (DLT) dos autores Rosângela da Silva Queiroz e Cláudio Gottschalg Duque, mostrando a visão geral do estado da arte sobre ontologias como instrumento de organização da informação. E Temos o trabalho de Mabel Meira Mota ‘Arquivos Pessoais de Escritores: notas de pesquisa’, a autora nos mostra que os arquivos de pessoas são construídos a partir de estratégias de produção e acumulação documental das quais emanam complexos atos biográficos.
Em Relatos de Pesquisa Walmor Martins Pamplona e a pesquisa: Década de 1980: os primeiros anos de atuação da Seção de Filmes do Arquivo Nacional’, o objeto de estudo é a seção de filmes do Arquivo Nacional e o tratamento dos fundos e coleções audiovisuais sob a sua guarda. No relato seguinte temos a pesquisa intítulada ‘A rede social Instagram
de arquivos públicos como um canal de comunicação entre os arquivos e os usuários dos serviços de informação’ os autores Alexandre da Silva Conceição, Germana Gonçalves de Araújo e Pablo Boaventura Sales Paixão analisam a interação dos perfis oficiais da rede social Instagram dos Arquivos Públicos dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Na última seção, Relatos de Experiência fechamos com dois relatos: o primeiro ‘Arquivo Pessoal Átila Almeida: organização e preservação de acervo permanente pelas lentes da Arquivologia’ de Larissa Fernandes Silva. A pesquisa destaca os métodos de organização, preservação e conservação do arquivo pessoal. O segundo relato, dos autores Danielle Alves e Ronieli Victor da Silva, intitulado ‘Estratégias para a Preservação e Conservação de Acervos Pessoais’, norteiam quais ações que devem ser aplicadas ao acervo de acordo com suas especificidades, no intuito de prolongar a durabilidade dos suportes e das informações que estes carregam.
Finalmente queremos deixar registrado o nosso agradecimento aos avaliadores e companheiros acadêmicos desse número, distribuídos pelas Universidades Federais da Bahia, Cariri, Maranhão, Pará, Paraíba, Sergipe e da Universidade Estadual de São Paulo, nosso muito obrigada!!!
Posto Isto, sejam muito bem-vindas e bem-vindo a revista Archeion Online.
Patrícia Silva - Editora
Marcílio Herculano da Costa - Editor de Publicação
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).