Delimitação do perfil do arquivista no mercado laboral: o caso da Força Aérea Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36261Palabras clave:
Perfil Profissional, Arquivologia, Sociologia das Profissões, Força Aérea Brasileira.Resumen
Dentre as Forças Armadas brasileiras, a Força Aérea destaca-se entre as demais quanto as contratações de arquivistas. Nos últimos processos seletivos observados para o ingresso destes profissionais notou-se expressivos números de incorporados em todo o Brasil. Na região do Rio de Janeiro evidencia-se o maior número de contratação destes profissionais. Neste sentido, observa-se neste trabalho os atores e perfis dos arquivistas que atuam como militares no serviço ativo da FAB, incorporados entre os anos de 2007 a 2015, como parte do resultado do trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, para obtenção do título de Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos, onde foi demonstrado o percurso dos profissionais da área de Arquivologia naquela Instituição.
Descargas
Citas
ANCONA LOPEZ, André Porto. O “Ser” e o “Estar” arquivista no Brasil de hoje: regulamentação e trabalho profissional. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, v. 1, n. 1, p. 219-232, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/RICI/article/view/2041>. Acesso em: 01 nov. 2014.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivística: Objetos, princípios e rumos. Associação de Arquivistas de São Paulo. São Paulo, 2002.
COSTA, Nathaly Rodrigues da. O Arquivista para as instituições dos poderes judiciário e legislativo federal: da formação profissional às demandas do mundo do trabalho. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p. 32-54, jul./dez., 2013. Disponível em: <http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/40/23>. Acesso em: 19 ago. 2014.
DELMAS, Bruno. Arquivos para quê? Textos escolhidos. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010.
DESLANDE, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souzam (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
DUARTE, Zeny. Arquivo e arquivista: conceituação e perfil profissional. Revista da Faculdade de Letras Ciências e Técnicas do Património – Universidade do Porto, Vol. V, p. 141-151, 2007.
FONSECA, Maria Odila Kahl. Arquivologia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 124.
JARDIM, J. M.; FONSECA, M.O. (Org.). A formação do Arquivista no Brasil. Niterói: EdUFF, 1999.
LOPES, Luis Carlos. O mercado de trabalho dos profissionais da informação do Rio de Janeiro e de Niterói. Ciberlegenda, nº 1, 1998. Disponível em: <http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/view/237/132>. Acesso em: 28 de jan. 2015.
MARQUES, Angelica Alves da Cunha, RODRIGUES, Georgete Medleg. Os cursos de Arquivologia no Brasil: conquista de espaço acadêmico-institucional e delineamento de um campo científico. In: XV Congresso Brasileiro de Arquivologia, 2008, Goiânia, GO. XV Congresso Brasileiro de Arquivologia. Goiânia: Associação de Arquivologia de Goiás, 2008.
MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RODRIGUES, Georgete Medleg; SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. História da Arquivologia no Brasil: instituições, associativismo e produção científica. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), 2014. 224p.
MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec/ Abrasco. Cap. 2 (Fase exploratória da pesquisa: p. 89 a 104) – ed. 1992.
PINTO, Leonor Gaspar; OCHÔA, Paula. Observar a profissão: fundamentos, metodologias e práticas. In: PINTO; Leonor Gaspar; OCHÔA, Paula (org.). A imagem das competências dos profissionais de Informação-Documentação. Lisboa: Observatório da Profissão de Informação-Documentação (OP I-D), 1ª ed, 2006.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Trad. Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.
SILVA, Sérgio Conde de Albite. Repensando a Arquivística contemporânea. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2004. p 41. (Papéis avulsos; 48)
_____. A formação em Arquivologia: o conhecimento desafiando estudantes e professores. Arquivística.net, v. 2, n.1, p. 22-33, 2006.
SOUZA, Katia Isabelli Melo de. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).