EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ARQUIVOS NACIONAIS

ações de difusão em plataformas digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2022v10n2.63932

Palabras clave:

Arquivo Nacional, ação educativa, patrimônio documental

Resumen

Os acervos arquivísticos são fontes primárias de pesquisa e podem ser utilizados como recursos didáticos de ações educativas para crianças, adolescentes e adultos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo descrever ações educativas difundidas em mídias digitais por Arquivos Nacionais do Brasil e de países com correntes teóricas arquivísticas influentes. O estudo é de natureza descritiva, com o intuito de discorrer sobre ações educativas promovidas pelos arquivos nacionais do Brasil, da França (princípio de respeito aos fundos), dos Estados Unidos da América (records management), do Canadá (arquivística integrada) e da Austrália (records continuum).  Quanto ao corpus, os sítios eletrônicos dos Arquivos Nacionais selecionados foram utilizados para a coleta de dados referentes às ações educativas veiculadas em plataformas de difusão digital. A pesquisa é documental, possui abordagem qualitativa e faz uso da análise de conteúdo de Bardin (1979), como fundamentação teórica. Verifica-se, enquanto resultados, que os Arquivos Nacionais da França, dos Estados Unidos da América e da Austrália possuem uma seção específica de ações educativas com o patrimônio documental dos seus acervos nos respectivos sites, enquanto nos Arquivos Nacionais do Canadá e do Brasil não se identificou uma seção específica sobre tais ações educativas em seus sítios eletrônicos, ainda que tenham sido localizados itens relacionados aos atos educativos para a difusão dos arquivos. Conclui-se que há uma interação e colaboração maior entre escola-arquivo nas práticas e ações educativas promovidas pelos Arquivos Nacionais franceses e estadunidenses, com o desenvolvimento de programas de capacitação de professores para o uso de arquivos históricos como recursos didáticos-pedagógicos de ensino. É importante evidenciar que outros Arquivos Nacionais podem servir como fontes para identificação de outras formas de ações educativas, em pesquisas desenvolvidas pelas demais instituições arquivísticas, inclusive as que foram objeto desta pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sânderson Lopes Dorneles, UEPB

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE, Arquivista pela UFSM, e atualmente é professor do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e Arquivista do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Gigliolla de Lourdes Batista Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFPE; Mestra em Ciência da Informação pela UFPB; e Bacharela em Arquivologia pela UEPB.

Citas

ARCHIVES NATIONALES (France). Archives Nationales, Pierrefitte-sur-Seine, 2022. Disponível em: https://www.archives-nationales.culture.gouv.fr/fr_FR/web/guest/home. Acesso em: 16 jun. 2022.

ARQUIVO NACIONAL. Arquivos do Brasil: Memória do Mundo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2016.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). O que é o Programa Memória do Mundo? Ascom – Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 22 maio 2017. Disponível em: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/o-que-e-o-programa-memoria-do-mundo. Acesso em: 14 jun. 2022.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br. Acesso em: 18 jun. 2022.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf. Acesso em 31 out. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

BARROS, Dirlene Santos; AMÉLIA, Dulce. Arquivo e memória: uma relação indissociável. Transinformação, v. 21, n.1, p. 55-61, 2009.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO. Etimologia de Patrimônio. Dicionário Etimológico: etimologia e origem das palavras, 7Graus, Matosinhos. Disponível em: https://www.dicionarioetimologico.com.br/patrimonio/. Acesso em: 08 jul. 2022.

GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera. (Orgs.). O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005.

LEGISLATIVE ASSEMBLY FOR THE AUSTRALIAN CAPITAL TERRITORY (Australia). Legislative Assembly for the Australian Capital Territory, Canberra, 2022. Disponível em: https://www.parliament.act.gov.au/function/tru/about-us. Acesso em: 18 jun. 2022.

LIBRARY AND ARCHIVES CANADA – LCA (Canada). Library and Archives Canada, Cité Boulevard Gatineau,2022. Disponível em: https://www.bac-lac.gc.ca/eng/Pages/home.aspx. Acesso em: 18 jun. 2022.

NATIONAL ARCHIVES AND RECORDS ADMINISTRATION – NARA (USA). National Archives, College Park, 2022. Disponível em: https://www.archives.gov/. Acesso em 17 jun. 2022.

NATIONAL ARCHIVES of AUSTRALIA – NAA (Australia). National Archives of Australia, Parkes, 2022. Disponível em: https://www.naa.gov.au/. Acesso em: 18 jun. 2022.

ORIGEM DA PALAVRA. Documento. Origem da palavra, [S.l.], 2022. Disponível em: https://origemdapalavra.com.br/pergunta/significado-etimologico-das-palavras-documento-e-movimento/. Acesso em: 8 jul. 2022.

PALMA PEÑA, Juan Miguel. El patrimonio cultural, bibliográfico y documental de la humanidad: revisiones conceptuales, legislativas e informativas para una educación sobre patrimonio. Cuicuilco, México, v. 20, n. 58, sep./dic., p. 31-58, 2013.

PARLIAMENT AND CIVICS EDUCATION REBATE - PACER (Australia). PACER, Southport, 2022. Disponível em: https://www.pacer.org.au/. Acesso em: 18 jun. 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres et al. 3. ed. 14. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

SOUZA, William Eduardo Righini.; CRIPPA, Giulia. O patrimônio cultural como documento: reflexões transdisciplinares para novos horizontes na Ciência da Informação. Transinformação, v. 21, n. 3, p. 207-223, 2009.

SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. O arquivista e as políticas públicas de arquivo. In: CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 2., 2006, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABARQ/UnB, 2006.

THIESEN, Icléia. Memória Institucional. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

VERGARA, Sylvia Helena Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1997.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

DORNELES, S. L.; BATISTA MOURA, G. de L. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ARQUIVOS NACIONAIS: ações de difusão em plataformas digitais. Archeion Online, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 4–24, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2022v10n2.63932. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/63932. Acesso em: 30 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo Original