ARQUIVO PESSOAL ÁTILA ALMEIDA
Organização e preservação de acervo permanente pelas lentes da Arquivologia
Résumé
Os arquivos permanentes são fundamentais para salvaguardar documentos que contêm informações relevantes, seja para a cultura regional, memória social ou demais áreas. Quando algumas personalidades regionais possuem acervos valiosos e estes são adquiridos por uma instituição, é necessário traçar métodos de organização, preservação e conservação. Nesse viés, essa pesquisa bibliográfica tem por objetivo apresentar o quadro de arranjo do Arquivo Pessoal Átila Almeida como instrumento de organização desse arquivo permanente, destacando as ações básicas de preservação e conservação como áreas fundamentais para manter acessível a história, memória, cultura e literatura através dos documentos. Diante disso, revisamos a evolução da Arquivologia como campo científico, trouxemos as definições e características de um arquivo pessoal e um arquivo permanente, destacando também os conceitos de preservação, conservação e restauro enfatizando algumas técnicas básicas. Além disso, dedicamos um tópico para destacar a biblioteca de obras raras Átila Almeida e o Arquivo Pessoal de Átila Almeida, bem como, sendo o objetivo desse estudo: o quadro de arranjo de um dos seus fundos arquivísticos concluído. Por fim, reforçamos a importância de as instituições reconhecerem a relevância e potencial informativo dos arquivos permanentes e sugerimos a elaboração de uma política de conservação preventiva.
Téléchargements
Références
ARQUIVO NACIONAL. (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. (DBTA). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BELLOTTO. H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS ÁTILA ALMEIDA.Imagens da descrição dos catálogos. S.d. Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br/ Acesso em: 06 de ago. 2021.
CASSARES, N. C. Como fazer conservação preventiva em arquivo e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.
COSTA E FILHO, C. M. O ciclo vital dos documentos no âmbito da Arquivologia: surgimento, disseminação e interpretações. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 187-202, 2016.
INDOLFO, A. C. Gestão de documentos: Uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net, Rio de janeiro, v.3, n.2, p. 28-60, jul./dez. 2007.
MEDEIROS, N.L.; AMARAL, C. M. G. A Representação do ciclo vital dos documentos: Uma discussão sob a ótica da gestão de documentos. Em Questão, Porto Alegre, RS, v. 16, n. 2, p. 297-310, jul./dez. 2010.
NASCIMENTO, F. B. Estudo sobre a preservação documental do arquivo prof. Átila de Almeida. Monografia. (Especialização em gestão em arquivos). 61f. 2013. Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Aberta do Brasil. Centro de Sociais e Humanas. 2013.
OLIVEIRA, L. M. V. MACÊDO, P. L. P. SOBRAL, C. C. Arquivos pessoais e intimidade: da aquisição ao acesso. Revista do Arquivo, São Paulo, n. 4, p. 1-13, 2016.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3º ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
REIS, L. O arquivo e Arquivística evolução histórica. Biblios. Ano 7. N.24. abr./jun. 2006.
RIBEIRO, F. A Arquivística como disciplina aplicada no campo da Ciência da Informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 59-73, jan./jun. 2011.
RODRIGUES, M. Memória, patrimônio, bibliotecas nacionais e a construção da identidade coletiva. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 243-262, mai/dez. 2015.
SPINELLI, J. Recomendações para a higienização de acervos bibliográficos & documentais. Disponível em: Acesso em: 06 de ago. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).