A TEORIA E A PRÁTICA ARQUIVÍSTICA
COMO PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA ALCANÇAR UMA GESTÃO PÚBLICA DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2021v9n1.57472Parole chiave:
Organização e Administração de Arquivos, Gestão de Documentos, Procedimentos ArquivísticosAbstract
O trabalho tem como objetivo geral apresentar a teoria e a prática arquivística como procedimentos fundamentais para alcançar uma Gestão Pública de qualidade. Elenca a metodologia de organização e administração de arquivos por meio do desenvolvimento de etapas de trabalho, como: levantamento de dados, análise dos dados coletados, planejamento, implantação e acompanhamento. Apresenta as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Além disso, aborda os procedimentos arquivísticos que efetivam a execução das atividades administrativas: plano arquivístico, normatização, utilização de instrumentos de destinação, utilização de sistema de arquivamento, política de preservação, conservação e restauração, e política de acesso aos documentos e política de uso dos documentos. Como procedimentos metodológicos apresenta a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, caracterizada por meio do estudo bibliográfico. Concluiu-se que a Arquivística é uma ciência que subsidia a Administração Pública através da organização, administração e gestão dos arquivos, e que sua teoria e prática são fundamentais para alcançar uma Gestão Pública de qualidade.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 13ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).