A infografia nas Olimpíadas Rio 2016

Autores

  • Marcus Aurelius Lopes Domiciano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Laís Akemi Margadona Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Marcos Américo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158

Palavras-chave:

Infográfico, Esporte, Jogos olímpicos

Resumo

O infográfico tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta de comunicação, avançando para os formatos digitais. Dado o seu poder de síntese, a veiculação de informação por meio de imagens e esquemas propicia a fácil visualização e memorização dos dados, recurso utilizado pela imprensa nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Assim, este trabalho apresenta a infografia voltada a esse evento dentro do ecossistema digital. A metodologia consistiu em coleta e análise de materiais retirados de canais como sites de esportes e notícias, Guia Olímpico da revista VEJA digital e o especial olímpico publicado pelo Estadão online. O material coletado foi organizado em três categorias principais: estatísticas de engajamento, informação esportiva e curiosidades. Como resultado esperado, este artigo apresenta um panorama da produção infográfica dos Jogos Rio 2016, oferecendo material para consultas e pesquisas posteriores, bem como reflexões sobre o uso do infográfico dentro do ambiente digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Aurelius Lopes Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutorando do Programade Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Laís Akemi Margadona, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Programade Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Referências

ADNEWS. Infográfico mostra o perfil do torcedor na internet. 19 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

ALONSO, J. Grafía. El trabajo en una agencia de prensa especializada en infográficos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 8, ag. 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/49inf6.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.

ALVES, Júlia; LANA, Luciana; MURATORI, Matheus; REZENDE, Rodolfo; FONTES, Thiago; SIQUEIRA, Virgínia. Análise das Plataformas, Gêneros, Audiência e Mercado da cobertura da Rede Globo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.

AMÉRICO, Marcos. Observatório do Esporte: Uma Visão Crítica da Mídia Esportiva. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Bauru: Intercom, 2013, p.1-13.

AMÉRICO, Marcos; MARGADONA, Laís Akemi. A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 13, p. 112, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Olimpíada do Rio atrai mais de 25 mil jornalistas. Disponível em: www.abi.org.br/olimpiada-do-rio-atrai-mais-de-25-mil-jornalistas/. Acesso em: 27 de fev. 2019.

COELHO, Dalila; MORAES, Gabriel; ARAUGIO, Giulia; VARGAS, Mônica; GALVÃO, Raíssa; FALCONELLI, Stephanie. Engajamento na cobertura das Olimpíadas 2016: Globo no Twitter. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

COLLE, R. Estilos o tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, 1998. Disponível em: <http://www.revistalatinacs.org/a/02mcolle/colle.htm>. Acesso em: 02 nov. 2016.

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Infográfico mostra as curiosidades do Time Brasil nos Jogos Rio 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018.

ESTADÃO – INFOGRÁFICOS. Rio 2016: modalidades olímpicas. Publicado em: 25 jul 2016. Disponível em <http://infograficos.estadao.com.br/esportes/jogos-olimpicos/2016/modalidades/guia> Acesso em: 19 fev 2017.

FACEBOOK MEDIA. Rio 2016 Week 1: The Biggest Moments on Facebook and Instagram. Estatísticas de engajamento no Facebook e Instagram. 12 ago. 2016. Disponível em <https://media.fb.com/2016/08/12/rio-2016-week-1-the-biggest-moments-on-facebook-and-instagram/>. Acesso em: 14 fev. 2017.

GRAPHIC NEWS. RIO 2016: Olympic track records. Infográfico interativo com marcas de Usain Bolt nos 100m rasos. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

IINTERATIVA. Infográfico – Rio 2016: As Olimpíadas das Redes Sociais. 23 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

ISTOÉ. A Olimpíada da redenção. Matéria publicada na coluna Comportamento. Autoria de Amauri Segalla e Eliane Lobato, 29 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

ITTF. Television figures released, millions upon millions watched table tennis at Rio 2016. 20 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.com, 2013.

KANTAR IBOPE MEDIA. Mais de 63 milhões de pessoas assistiram à Olimpíada 2016 pela TV. 25 ago. 2016. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/mais-de-63-milhoes-de-pessoas-assistiram-a-olimpiada-2016-pela-tv/>. Acesso em: 14 fev. 2017.

MORAES, A. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher, 2013.

MINERVINI, Mariana Andrea. La infografía como recurso didáctico. Revista Latina de Comunicación Social, número 59, 2005. Disponível em <http://www.ull.es/publicaciones/latina/200506minervini.pdf>Acesso em: 18 fev 2017

STATS. Infográfico com dados da transmissão olímpica, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

TEIXEIRA, Gabriela; MEI, Marina; ROZO, Micaela; AMARAL, Thaynara. Multiplataformas e diversidade de personagens: a cobertura das Olimpíadas Rio 2016 feita pela Rede Globo. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.

TIMES OF INDIA. 15 things to know about the 2016 Rio Olympics. 28 abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

VEJA. Revista n.2489, publicada em 2016, disponibilizada online. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

DOMICIANO, M. A. L.; MARGADONA, L. A.; VALENTE, V. C. P. N.; AMÉRICO, M. A infografia nas Olimpíadas Rio 2016. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 14–31, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/45158. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos