The infographics on Rio 2016 Olympic Games

Authors

  • Marcus Aurelius Lopes Domiciano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Laís Akemi Margadona Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Marcos Américo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158

Keywords:

Infographic, Sport., Olympic games

Abstract

The infographics have gained more and more space as a communication tool, advancing to digital formats. Given its power of synthesis, the infographic offers a useful view of the information through images and schemes, feature that was used by the press during the Olympics in 2016. Thus, this work presents the infographic production focused on this event, within the digital ecosystem. The methodology was consisted of collection and analysis of materials from online channels, such as sports and news website, as well as the Olympic Guide of VEJA magazine and the Olympic special nfographics published by Estadão online. The collected material was organized in three main categories: statistics of engagement, sports information and curiosities. As an expected result, this article presents an overview of the infographic production of the Rio 2016 Games, offering material for further inquiries and researches, as well as reflections on the usage of infographics within the digital environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcus Aurelius Lopes Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutorando do Programade Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Laís Akemi Margadona, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Programade Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

References

ADNEWS. Infográfico mostra o perfil do torcedor na internet. 19 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

ALONSO, J. Grafía. El trabajo en una agencia de prensa especializada en infográficos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 8, ag. 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/49inf6.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.

ALVES, Júlia; LANA, Luciana; MURATORI, Matheus; REZENDE, Rodolfo; FONTES, Thiago; SIQUEIRA, Virgínia. Análise das Plataformas, Gêneros, Audiência e Mercado da cobertura da Rede Globo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.

AMÉRICO, Marcos. Observatório do Esporte: Uma Visão Crítica da Mídia Esportiva. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Bauru: Intercom, 2013, p.1-13.

AMÉRICO, Marcos; MARGADONA, Laís Akemi. A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 13, p. 112, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Olimpíada do Rio atrai mais de 25 mil jornalistas. Disponível em: www.abi.org.br/olimpiada-do-rio-atrai-mais-de-25-mil-jornalistas/. Acesso em: 27 de fev. 2019.

COELHO, Dalila; MORAES, Gabriel; ARAUGIO, Giulia; VARGAS, Mônica; GALVÃO, Raíssa; FALCONELLI, Stephanie. Engajamento na cobertura das Olimpíadas 2016: Globo no Twitter. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

COLLE, R. Estilos o tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, 1998. Disponível em: <http://www.revistalatinacs.org/a/02mcolle/colle.htm>. Acesso em: 02 nov. 2016.

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Infográfico mostra as curiosidades do Time Brasil nos Jogos Rio 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018.

ESTADÃO – INFOGRÁFICOS. Rio 2016: modalidades olímpicas. Publicado em: 25 jul 2016. Disponível em <http://infograficos.estadao.com.br/esportes/jogos-olimpicos/2016/modalidades/guia> Acesso em: 19 fev 2017.

FACEBOOK MEDIA. Rio 2016 Week 1: The Biggest Moments on Facebook and Instagram. Estatísticas de engajamento no Facebook e Instagram. 12 ago. 2016. Disponível em <https://media.fb.com/2016/08/12/rio-2016-week-1-the-biggest-moments-on-facebook-and-instagram/>. Acesso em: 14 fev. 2017.

GRAPHIC NEWS. RIO 2016: Olympic track records. Infográfico interativo com marcas de Usain Bolt nos 100m rasos. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

IINTERATIVA. Infográfico – Rio 2016: As Olimpíadas das Redes Sociais. 23 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

ISTOÉ. A Olimpíada da redenção. Matéria publicada na coluna Comportamento. Autoria de Amauri Segalla e Eliane Lobato, 29 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

ITTF. Television figures released, millions upon millions watched table tennis at Rio 2016. 20 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.com, 2013.

KANTAR IBOPE MEDIA. Mais de 63 milhões de pessoas assistiram à Olimpíada 2016 pela TV. 25 ago. 2016. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/mais-de-63-milhoes-de-pessoas-assistiram-a-olimpiada-2016-pela-tv/>. Acesso em: 14 fev. 2017.

MORAES, A. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher, 2013.

MINERVINI, Mariana Andrea. La infografía como recurso didáctico. Revista Latina de Comunicación Social, número 59, 2005. Disponível em <http://www.ull.es/publicaciones/latina/200506minervini.pdf>Acesso em: 18 fev 2017

STATS. Infográfico com dados da transmissão olímpica, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

TEIXEIRA, Gabriela; MEI, Marina; ROZO, Micaela; AMARAL, Thaynara. Multiplataformas e diversidade de personagens: a cobertura das Olimpíadas Rio 2016 feita pela Rede Globo. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.

TIMES OF INDIA. 15 things to know about the 2016 Rio Olympics. 28 abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

VEJA. Revista n.2489, publicada em 2016, disponibilizada online. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.

Published

2019-12-19

How to Cite

DOMICIANO, M. A. L.; MARGADONA, L. A.; VALENTE, V. C. P. N.; AMÉRICO, M. The infographics on Rio 2016 Olympic Games. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 14–31, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/45158. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Articles