Infografía en los Juegos Olímpicos de Río 2016

Autores/as

  • Marcus Aurelius Lopes Domiciano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Laís Akemi Margadona Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Marcos Américo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158

Palabras clave:

Infografico, Deporte, Juegos Olímpicos.

Resumen

La infografía va ganando cada vez más espacio como herramienta de comunicación, avanzando hacia los formatos digitales. Dado su poder de síntesis, la transmisión de información a través de imágenes y diagramas permite una fácil visualización y memorización de los datos, un recurso utilizado por la prensa en los Juegos Olímpicos de Río 2016. Así, este trabajo presenta las infografías enfocadas a ese evento dentro del ecosistema digital. La metodología consistió en recopilar y analizar materiales tomados de canales como sitios de deportes y noticias, la Guía Olímpica de la revista digital VEJA y el especial olímpico publicado por Estadão en línea. El material recopilado se organizó en tres categorías principales: estadísticas de participación, información deportiva y curiosidades. Como resultado esperado, este artículo presenta un panorama general de la producción infográfica de los Juegos Río 2016, ofreciendo material para consultas e investigaciones posteriores, así como reflexiones sobre el uso de la infografía en el entorno digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcus Aurelius Lopes Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutorando do Programade Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Laís Akemi Margadona, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Programade Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Marcos Américo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT), da Unesp, campus Bauru/SP

Citas

ADNEWS. Infográfico mostra o perfil do torcedor na internet. 19 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

ALONSO, J. Grafía. El trabajo en una agencia de prensa especializada en infográficos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 8, ag. 1998. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/a/49inf6.html>. Acesso em: 10 jul. 2016.

ALVES, Júlia; LANA, Luciana; MURATORI, Matheus; REZENDE, Rodolfo; FONTES, Thiago; SIQUEIRA, Virgínia. Análise das Plataformas, Gêneros, Audiência e Mercado da cobertura da Rede Globo dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2017.

AMÉRICO, Marcos. Observatório do Esporte: Uma Visão Crítica da Mídia Esportiva. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Bauru: Intercom, 2013, p.1-13.

AMÉRICO, Marcos; MARGADONA, Laís Akemi. A fotografia dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mídias sociais, memes e engajamento. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 13, p. 112, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Olimpíada do Rio atrai mais de 25 mil jornalistas. Disponível em: www.abi.org.br/olimpiada-do-rio-atrai-mais-de-25-mil-jornalistas/. Acesso em: 27 de fev. 2019.

COELHO, Dalila; MORAES, Gabriel; ARAUGIO, Giulia; VARGAS, Mônica; GALVÃO, Raíssa; FALCONELLI, Stephanie. Engajamento na cobertura das Olimpíadas 2016: Globo no Twitter. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

COLLE, R. Estilos o tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, 1998. Disponível em: <http://www.revistalatinacs.org/a/02mcolle/colle.htm>. Acesso em: 02 nov. 2016.

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Infográfico mostra as curiosidades do Time Brasil nos Jogos Rio 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018.

ESTADÃO – INFOGRÁFICOS. Rio 2016: modalidades olímpicas. Publicado em: 25 jul 2016. Disponível em <http://infograficos.estadao.com.br/esportes/jogos-olimpicos/2016/modalidades/guia> Acesso em: 19 fev 2017.

FACEBOOK MEDIA. Rio 2016 Week 1: The Biggest Moments on Facebook and Instagram. Estatísticas de engajamento no Facebook e Instagram. 12 ago. 2016. Disponível em <https://media.fb.com/2016/08/12/rio-2016-week-1-the-biggest-moments-on-facebook-and-instagram/>. Acesso em: 14 fev. 2017.

GRAPHIC NEWS. RIO 2016: Olympic track records. Infográfico interativo com marcas de Usain Bolt nos 100m rasos. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

IINTERATIVA. Infográfico – Rio 2016: As Olimpíadas das Redes Sociais. 23 ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.

ISTOÉ. A Olimpíada da redenção. Matéria publicada na coluna Comportamento. Autoria de Amauri Segalla e Eliane Lobato, 29 jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

ITTF. Television figures released, millions upon millions watched table tennis at Rio 2016. 20 mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

KANNO, M. Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.com, 2013.

KANTAR IBOPE MEDIA. Mais de 63 milhões de pessoas assistiram à Olimpíada 2016 pela TV. 25 ago. 2016. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/mais-de-63-milhoes-de-pessoas-assistiram-a-olimpiada-2016-pela-tv/>. Acesso em: 14 fev. 2017.

MORAES, A. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher, 2013.

MINERVINI, Mariana Andrea. La infografía como recurso didáctico. Revista Latina de Comunicación Social, número 59, 2005. Disponível em <http://www.ull.es/publicaciones/latina/200506minervini.pdf>Acesso em: 18 fev 2017

STATS. Infográfico com dados da transmissão olímpica, 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

TEIXEIRA, Gabriela; MEI, Marina; ROZO, Micaela; AMARAL, Thaynara. Multiplataformas e diversidade de personagens: a cobertura das Olimpíadas Rio 2016 feita pela Rede Globo. Laboratório de Mídias e Linguagens da Universidade Federal de Minas Gerais, 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2016.

TIMES OF INDIA. 15 things to know about the 2016 Rio Olympics. 28 abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2017.

VEJA. Revista n.2489, publicada em 2016, disponibilizada online. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2017.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

DOMICIANO, M. A. L.; MARGADONA, L. A.; VALENTE, V. C. P. N.; AMÉRICO, M. Infografía en los Juegos Olímpicos de Río 2016. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 14–31, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2019v12n2.45158. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/45158. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos