Relações de representatividade e consumo, a mulher negra e os cabelos crespos no Youtube

Autores

  • Aline Tusset De Rocco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.48315

Resumo

Este estudo visa tratar sobre a representatividade da beleza negra, mais especificamente do cabelo crespo, levando em conta os estudos já realizados sobre a estética negra, assim como a agenda do feminismo negro. Através de uma etnografia digital em canais do Youtube que tratam sobre cabelos crespos, busca-se compreender a relação entre o consumo de produtos para o cabelo crespo, e como se dá a representatividade das mulheres negras em meios digitais e a construção de uma beleza negra. Por fim, visa-se analisar esta interação na tentativa de compreender dimensões da estética negra percebidas também como resistência política e social pelas mulheres negras.

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Biografia do Autor

Aline Tusset De Rocco

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Integrou o Grupo de Pesquisa “Gênero e Raça em Contextos Africanos e Latino Americanos”, Diretório de Pesquisa do CNPq (2015/02). 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

TUSSET DE ROCCO, A. Relações de representatividade e consumo, a mulher negra e os cabelos crespos no Youtube. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 150–168, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n1.48315. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/48315. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Comunicação, Gênero e Raça