Educomunicação e inclusão

uma proposta junto a indivíduos com deficiência visual

Autores

  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida UFCG
  • João Paulo Queiroz Xavier Fernandes UFCG https://orcid.org/0000-0002-8832-7600
  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59841

Palavras-chave:

educomunicação. inclusão social. leitura crítica da mídia. tecnologia assistiva. deficiência visual.

Resumo

Apresenta-se uma experiência de educomunicação junto a pessoas com deficiência visual. O objetivo foi desenvolver habilidades críticas sobre o consumo da cultura midiática e das representações sobre homossexualidade com oito frequentadores do Instituto dos Cegos em João Pessoa, na Paraíba. Por meio da audiodescrição, que permitiu a fruição de um curta-metragem, a pesquisa revelou tanto o consumo de bens da cultura midiática pelas pessoas com deficiência visual, como a intensa utilização de tecnologias digitais por eles. Por outro lado, constatou-se o escasso acesso dos mesmos ao recurso da audiodescrição, que permitiria a eles não só o consumo mais fidedigno de conteúdos audiovisuais, importantes produtos culturais na atualidade, mas também sua inclusão em processos educativos utilizados nas instituições de ensino. Por fim, foi possível constatar ainda que os mesmos reproduzem em seus discursos certos estereótipos por vezes representados pelas mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Mariana Pícaro Cerigatto tem formação em jornalismo, mestrado em Televisão Digital pela Unesp/campus Bauru e doutorado em Ciência da Informação pela Unesp/campus Marília. Atualmente é docente titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

Orcid - https://orcid.org/0000-0002-7626-8738

Lattes - http://lattes.cnpq.br/0089803131113390

 

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação e a construção de nova variável histórica. Artigos Nacionais, São Paulo, p.19-28, set. 2009.

BAUDRILLARD, J. D’un fragment l’autre, entretiens avec François L’Yvonnet. Paris: Albin Michel, 2001.

_____. A sociedade de consumo. Portugal: Edições 70, 2008.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência..

CITELLI, A. Comunicação e Educação: A linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2004

CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina. Introdução. In: CITELLI, Adilson Odair;

COSTA, Maria Cristina (Orgs). Educomunicação: Construindo uma nova área de

conhecimento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2011

FANTIN, M. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.

_______. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, v. 14, n. 1, p. 27–40, 21 jul. 2011.

FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Presença, 1969.

GIDDENS, Anthony. O que é Sociologia? In: Sociologia. 4ª Ed, Porto Alegre: Artmed, 2005.

HOPPE, B.C.A.; PINTO, G.R; OLIVEIRA, R.S. Educomunicação como tecnologia assistiva. In: POLIDO, F.B.P.; ANJOS, L.C.; BRANDÃO, L.C.C., (Orgs). Seminário Governança das Redes. Anais do III Seminário Governança das Redes políticas, internet e sociedade. Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, 2018.

JENKINS, H. et al Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARTINEZ, L. C. El Lenguaje Total: el Plan-Deni, Cuadernos de Educación, Santiago, mar.-abr., 1971, p. 7-10.

MORAN, José Manuel. Educação, comunicação e meios de comunicação. Série Ideias n.9. São Paulo: FDE, 1994. p. 13-17.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (ORGs). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo , 2010.

SILVA, Elza Cristina Gomes. Educomunicação para pessoas com deficiência: uma experiência com boletim impresso. Faculdade de Minas - FAMINAS, 2005.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011

______. Educomunicação: um campo de mediações . Comunicação & Educação. São Paulo: 12 a 24, set./dez. 2000

TORRICO, Raíra Santos. A educomunicação como forma de inclusão das pessoas com deficiência no complexo ambiente escolar. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (org.). Educomunicação: e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: Abpeducom, 2016. p. 166-173.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

CARVALHO DE ALMEIDA, L. B.; QUEIROZ XAVIER FERNANDES, J. P. .; CERIGATTO, M. P. Educomunicação e inclusão: uma proposta junto a indivíduos com deficiência visual . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 15, p. 23, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59841. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/59841. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação, acessibilidade e representação de pessoas com deficiência