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O dossiê Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporâneas conta com os seguintes co-editores convidados:
Aline Ferreira Lira - UFAM aline@ufam.edu.br
Ana Karin Nunes - UFRGS ana.karin@ufrgs.br
Emanuelle Gonçalves Brandão Rodrigues - UFAL emanuelle.rodrigues@ichca.ufal.br
As atividades e práticas de relações públicas e de comunicação organizacional, atravessadas pelas diferentes culturas, reconfiguram, constantemente, suas narrativas através das subjetividades dos sujeitos, das relações de trabalho que precisam se adaptar às novas legislações, das tecnologias que impactam identidades, imagens e reputações, das necessidades ambientais, das pautas aderentes à acessibilidade, à diversidade, à sustentabilidade e aos direitos humanos. Na busca contínua pela presença no imaginário coletivo, organizações, figuras públicas e celebridades desejam gerar impacto quanto à forma com que se relacionam com as pessoas, procurando despertar atenção a partir da construção de narrativas com temas que estejam em consonância com o debate coletivo.
O estudo das narrativas de organizações, de figuras públicas e de celebridades gera investigações sobre como os sujeitos se engajam, ou não, aos processos comunicativos, ou seja, deseja-se observar a construção e comunicação de narrativas com fins específicos de gerar mobilização frente aos seus públicos. Em virtude do volume informacional e das inúmeras possibilidades de comunicação, essas narrativas enfrentam o desafio de serem atrativas e conectadas com o debate público, assim como conectadas com os valores individuais e coletivos.
A Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), ciente da necessidade de acompanhar as mudanças das diferentes narrativas, lança o Dossiê “Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporâneas”, que pretende discutir diferentes compreensões sobre a temática e ampliar as análises teórico-críticas sobre a questão.
Como indicadores de interesse para esse dossiê, mas não se limitando a eles, sugere-se alguns pilares de reflexão:
- O uso das relações de trabalho nos discursos de comunicação organizacional;
- As tecnologias como forma de constituição narrativa de identidade, imagem e reputação de organizações, de celebridades e de figuras públicas;
- Sustentabilidade e responsabilidade social como narrativa;
- O uso dos ODS e do ESG nas narrativas;
- As narrativas organizacionais e a produção de subjetividades no mundo do trabalho;
- Discurso social e narrativas;
- Identidade narrativa e memória organizacional/coletiva;
- Narrativas, controvérsias públicas e a formação da opinião pública;
- Perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos de narrativas no âmbito da comunicação organizacional e das relações públicas;
- Narrativas no contexto da gestão da comunicação de risco e da gestão da comunicação de crise envolvendo organizações, figuras públicas e celebridades.
Os trabalhos podem ter cunho teórico ou abordar estudos de casos e práticas profissionais, desde que tenham a capacidade crítico-reflexiva sobre os pilares sugeridos. Os artigos devem seguir as normas da Revista Culturas Midiáticas disponíveis em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions
Envio de trabalhos com prorrogação: até 29/07
Referências:
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas I). Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
HOLBOROW, M. Language and neoliberalism. New York: Routledge, 2015.
KAUFMANN, C.; BALDISSERA, R. Comunicação organizacional e sustentabilidade: cartografia dos sentidos instituídos pelo discurso organizacional. Curitiba: Appris, 2021.
RICOEUR, P. O si-mesmo como outro. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa 1: a intriga e a narrativa histórica. Tradução Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SCROFERNEKER. C. M. A. Trajetórias teórico-conceituais da comunicação organizacional. Revista Famecos. Porto Alegre, n. 31. dez de 2006.
SANTOS, L. C.; D’ALMEIDA, N. Narrativa e comunicação organizacional. Organicom. Ano 14, n. 17, 1a semana, 2017.
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