The image of culture and the culture of images:
an approach to the film "Espelho d’água"
Keywords:
Cinematography, Photography, Riverside cultureAbstract
The study addresses the film Espelho d'Água - Uma viagem no Rio São Francisco as a device of the culture of images, while at the same time presenting images of cultures. Based on cinematography (Mascelli, 2012; Brown, 2012), the triad is observed: i) images of the invisibleand the photography direction (Almendros, 1992); ii) images of what is about to disappear and the art direction (Hamburger, 2014); and iii) the questioning role of the photographer, between beauty and denunciation, together with riverside communities. It is highlighted that photography direction intensifies the meaning more through suggestion than through information; that art direction promotes heritage when it presents it as a setting and when it reconstructs it as an immaterial manifestation that has ceased to exist.
Downloads
References
ALMENDROS, Néstor. Días de una cámara. Barcelona: Seix Barral, 1992.
ANDRADE, Matheus. A noite no cinema: ensaios sobre direção de fotografia em cenas noturnas. João Pessoa: Editora UFPB, 2023.
BROWN, Blain. Cinematografia – teoria e prática: produção de imagens para cineastas e diretores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1997.
COSTA, Flavia Cesarino. Primeiro cinema. In: MASCARELLO, F (org). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.
COSTA, Aline de Caldas; ANDRADE, Matheus José Pessoa. Cinematografia em cena noturna: a experiência de Alziro Barbosa. In: MALTA, Ana Carolina Roure; BONFIM, Felipe Correa; SANTOS JUNIOR, Paulo Souza dos; TEDESCO, Marina Cavalcante (Orgs). Anais de textos completos do II MOVI: Encontro Brasileiro de Fotografia em movimento. Rio de Janeiro, Ed. dos autores, 2023, p 46-60.
ESPELHO d’água - uma viagem pelo Rio São Francisco. Direção: Marcus Vinicius Cezar. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 2004. 1 DVD (110 min.), cor.
HAMBURGER, Vera Império. O desenho do espaço cênico: da experiência vivencial à forma. São Paulo: ECA/USP, 2014a. Dissertação.
______. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: SENAC, 2014b.
MACHADO, Arlindo. Outros cinemas: formas esquisexóticas de audiovisual. São Paulo: Ribeiro edições, 2019.
MAPBIOMAS. Fact Sheet Bacia do São Francisco. Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco. Brasília, 2022. Disponível em: https://brasil.mapbiomas.org/wp-content/uploads/sites/4/2023/08/FSRioSaoFrancisco_03062022_ok3_1.pdf Acesso Dez/2023.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MASCELLI, Joseph. Os cinco Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. São Paulo: Summus 2010.
PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). In: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. 2009. Disponível em https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf Acesso Ago/2024.
PHOTO: A History from Behind the Lens. Direção: Juliette Garcias, Stan Neumann, Alain Nahum. Documentário. 12 episódios. Tempo de duração: 25 minutos cada episódio. França: Camera lucida productions/ARTE France Centre Pompidou/Museé d’Orsay, 2013
PRÄKEL, David. Iluminación. Barcelon: Blume, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2005.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Aline dos Santos, Camila, Henrique, Beatriz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).