Híbridos estético-culturales en la caja Visagens Nordestinas, del grupo paraibano Cabruêra

Autores/as

  • Herom Vargas Universidad Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Raron de Barros Lima Moura Universidad Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palabras clave:

Cabruêra, Cultura Popular, Innovación, Hibridismo, Nordeste Brasileño

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos estético-culturais que caracterizam como híbridas três fotografias e três canções da caixa Visagens nordestinas (2012), da banda paraibana Cabruêra. A caixa contém o livro de fotos Nordeste desvelado e o CD Nordeste oculto e as temáticas centrais são a religiosidade e a cultura popular nordestina A pesquisa é exploratória com análise semiótica como metodologia, baseada nos conceitos do semioticista Iúri Lótman. Nas canções Padre Cícero, Pena Dourada e Druidas do Agreste e nas respectivas fotos relacionadas às faixas musicais (intituladas: 1 - Feira de Artesanato da Igreja do Socorro, 2 - Crianças de Tribo Seminômade e 3 - Joaquim Mulato, Líder do Grupo de Penitentes), o hibridismo foi observado nas relações entre os códigos visual, sonoro e textual, na sonoridade do sitar indiano, nos objetos, indumentárias e temas religiosos, nos elementos indígenas, tudo permeado pelos códigos da cultura popular nordestina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-27

Cómo citar

VARGAS, H.; MOURA, R. de B. L. Híbridos estético-culturales en la caja Visagens Nordestinas, del grupo paraibano Cabruêra. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/27214. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos