NARRATIVAS CULTURAIS DA LITERATURA DE CORDEL BRASILEIRA

Autores

  • Luciany Aparecida Alves Santos
  • Ana Cristina Marinho Lúcio

Palavras-chave:

identidade nacional, discurso de nação, literatura de cordel, estudos pós-coloniais

Resumo

Do livro pendurado no cordão fez-se o cordel, diz a tradição da literatura popular brasileira que afirma ser o folheto nordestino objeto herdado por nós brasileiros dos cordéis portugueses. A pesquisadora Márcia Abreu demonstrou em uma vasta pesquisa sobre essa questão que o folheto no Brasil até a chegada das teorias de origens portuguesas nunca haviam sido vendidos pendurados em cordões, tanto assim que aqui diferente de lá, inicialmente os versos impressos eram chamados de folhetos, livretos, romances ou histórias. A denominação cordel foi utilizada pelos produtores desta literatura depois que esta denominação identificava determinada produção e agradava determinado grupo. Analisar como e por que essas relações culturais vão se desencadeando no processo de formação de teorias é motim para este artigo. Neste trabalho, faremos uso de teorias pós-coloniais para discutir, tendo como exemplo a narração da formação da literatura de cordel brasileira, formas de narração da cultura nacional que desencadeiam na constituição da identidade da nação. Stuart Hall em seu estudo intitulado A identidade cultural na pós-modernidade, discute a construção da identidade, dentro do espaço de nação. O autor vê a nação como uma comunidade imaginada. Em seu texto, para responder o questionamento “Como é contada a narrativa da cultura nacional?” Hall, elenca cinco pontos gerais que responderiam esta questão: “a narrativa da nação; a ênfase nas origens; a invenção das tradições; o mito fundador; a idéia de um povo, original” (HALL, 2003, p. 51-56). Baseando-nos na construção teórica do autor refletiremos sobre o processo de narração da cultura nacional brasileira utilizando como elemento de análise a literatura de cordel e seu processo de formação e relação a partir de fatores das culturas africanas e portuguesas. A pesquisadora Kathryn Woodward no seu artigo intitulado Identidade e diferença cultural: uma introdução teórica conceitual, para justificar a discussão sobre o conceito de identidade, argumenta, que antes precisa-se “examinar a forma como a identidade se insere no ‘circuito da cultura’” (SILVA, 2009, p.16). O circuito da cultura é representado por um círculo composto por cinco elementos que se relacionam entre si: 1) a representação, 2) a identidade, 3) a produção, 4) o consumo e 5) a regulação. Tendo como base as definições sobre identidade cultural de Stuart Hall e o modelo de circuito da cultura discutido por Kathryn Woodward explanaremos sobre as narrações da cultura nacional expostas no processo de formação da literatura de cordel brasileira e as relações identitárias estabelecidas entre a cultura brasileira e as culturas africanas e portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-03

Edição

Seção

Cultura, tradução e estudos comparados