O SOM E A REPRESENTAÇÃO DA NEGRITUDE EM URUCUNGO

Autores

  • Érika Karla Almeida da Silva
  • Aline Cunha de Andrade Silva
  • Juliana Goldfarb de Oliveira

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo analisar alguns dos poemas presentes na obra Urucungo (1932), do escritor modernista Raul Bopp. Este escritor é fortemente marcado pelas concepções do Movimento Antropofágico, responsável por impulsionar as tendências do Vanguardismo Europeu, sobretudo no que diz respeito ao primitivismo e negrismo. Urucungo é considerado o livro mais representativo da influência do negrismo na geração vanguardista, abordando temáticas relacionadas à história e à cultura afro-brasileiras, no entrecruzamento do presente e do passado. Nessa perspectiva, lançaremos o nosso olhar sobre a referida obra a fim de reconhecer as características desse movimento, revelar a representação do negro no fazer literário e investigar a ideologia que perpassa os poemas. Para embasar tal análise, utilizamos como aporte teórico Lopes (2004), Fanon (1952) e Araújo (2009). O trabalho é subdividido em três seções, abordando respectivamente a biografia de Bopp e sua aproximação com a cultura negra; a relação entre o poeta e o movimento antropofágico; e, por fim, a representação da negritude nos poemas de Urucungo.

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