O GÓTICO DE EDGAR ALLAN POE EM VINCENT, DE TIM BURTON – SOB UM OLHAR INTERSEMIÓTICO E INTERTEXTUAL

Autores

  • Auricélio Soares Fernandes

Palavras-chave:

Vincent, dialogismo, Edgar Allan Poe

Resumo

O presente artigo tem como objetivo levantar uma breve discussão acerca do dialogismo e da intertextualidade do curta-metragem Vincent (1982), de Tim Burton, com a literatura de Edgar Allan Poe e outros discursos artísticos distintos provenientes da estética gótica. Nesse estudo, pretendemos ressaltar como o caráter interativo dos diversos discursos existentes em nossa sociedade nos traz inúmeras possibilidades de discutir a influência e as relações intertextuais de um texto, pois “o discurso nasce no diálogo como sua réplica viva, forma-se na mútua-orientação dialógica do discurso de outrem no interior do objeto. A concepção que o discurso tem de seu objeto é dialógica” (BAKHTIN, 2002, 88-9). Para fundamentar nossa discussão, utilizamos teorias da semiótica de Peirce (1999), da intersemiótica de Plaza (2008), do dialogismo de Bakhtin (2002), além de textos teóricos e críticos da área da linguagem cinematográfica, a exemplo de Aumont e Marie (2006), teorias do gótico de Botting (1996) e Punter e Byron (2007), entre outros.

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Publicado

2014-10-13