CURSOS DE INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS/PORTUGUÊS DO PRONATEC/FIC: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
tradutor/intérprete de língua de sinais, Pronatec, formaçãoResumo
A presença crescente de pessoas surdas nos diversos espaços sociais tem trazido à tona a necessidade cada vez mais crescente de tradutores/intérpretes de língua de sinais. Após a publicação do Decreto 5.626/2005, que regulamenta a Lei 10.436/2002 e estabelece diretrizes sobre a atuação e formação do tradutor/intérprete de Libras, e a publicação da Lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor/intérprete de Libras, urge ainda mais a necessidade de formação desses profissionais. Mesmo com o surgimento de algumas iniciativas de formação em nível superior no país, a formação de tradutores/intérpretes de Libras ainda é incipiente. O presente trabalho, de caráter bibliográfico, traz uma reflexão sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras/Português) promovido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A presente pesquisa teve como objetivo específico analisar se o PPC tem contribuído com a formação conforme a proposta do PRONATEC/FIC. Para tal, realizamos um levantamento dos PPC dos cursos de Introdução à Interpretação em Libras/Português ofertados por Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de seis Estados brasileiros, através de informações coletadas na rede mundial de computadores, internet. Como fundamentação, utilizamos como base as legislações, lei, decreto e autores que discutem sobre a formação de tradutores/intérpretes de Libras. Os resultados demonstram que alguns PPC e suas matrizes curriculares não têm contribuindo com a formação inicial e/ou continuada de tradutores/intérpretes de Libras não estão atendendo a proposta do PRONATEC/FIC.Downloads
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