NIILISMO EM COME AND GO: DA PEÇA TEATRAL DE BECKETT À ADAPTAÇÃO FÍLMICA DE JOHN CROWLEYIS

Autores

  • Débora Gil Pantaleão Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL)

Palavras-chave:

Dramaturgia, Cinema, Samuel Beckett, John Crowleyis, Come and go, Niilismo.

Resumo

John Crowleyis (1969) é diretor de televisão, teatro e cinema irlandês e fez parte do projeto intitulado Beckett on film, que consistiu na transposição de todas as dezenove peças teatrais do aclamado dramaturgo, novelista, poeta e diretor Samuel Beckett (1906-1989), para um outro sistema de signos, o do cinema. Diversos diretores foram convidados e, no ano de 2000, a adaptação da peça teatral Come and go (1965) ficou por conta de Crowleyis. Trata-se de três mulheres de idades não especificadas que se encontram e recordam sobre seu tempo de escola. O hábito, o silêncio e o nada, assim como em outras obras de Beckett, preenchem o tempo mais que as palavras das três mulheres. A rotina e o tédio em que as três se encontram podem ser interpretados como uma espécie de alegoria do curto período de vida e do ritual de morte constante nas relações humanas (nascer, reproduzir e morrer). Para Beckett, o primeiro e o último ponto são os que mais importam (nascer e morrer), de modo que ser alguém bem sucedido ou um grande fracassado no percurso da vida pouco interessa, já que todo ser humano tem o mesmo fim - a morte. Tais aspectos estão presentes no cenário, no figurino das personagens e, inclusive, em suas falas - ou na falta destas. Este trabalho tem o intuito de investigar, de forma introdutória, como o conceito de Niilismo se configura na tradução interartes de Come and go (2000). Como embasamento teórico serão utilizadas, principalmente, as ideias do niilismo nietzschiano e as considerações de John Calder em seu livro The Philosophy of Samuel Beckett (2002).

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Biografia do Autor

Débora Gil Pantaleão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL)

Graduada em Letras (Habilitação em Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba no ano de 2013. Teve duas passagens pelo PROLICEN, em estudos shakespearianos, coordenado pela Profa. Dra. Elinês de Albuquerque Vasconcelos e Oliveira, e uma passagem pela MONITORIA da disciplina Teoria Literária II, coordenada pela mesma professora. É mestranda e representante discente pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde estuda o autor Samuel Beckett. Participante do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia, é pesquisadora na linha dramaturgia irlandesa, grupo coordenado pela Profa. Dra. Sandra Luna. Atua principalmente nas seguintes abordagens: W. Shakespeare, Dramaturgia Irlandesa, Dramaturgia Norte-Americana, Teorias do teatro, Estudos intermidiáticos, Linguagens cênicas.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos