A NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA/CAPACIDADE METALINGUÍSTICA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores

  • Elisa Marchioro Stumpf California State University Chico/Fulbright

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, consciência metalinguística, capacidade metalinguística

Resumo

Resumo: Este artigo propõe-se a discutir diferentes acepções do termo consciência ou capacidade metalinguística no que diz respeito aos seus usos em estudos sobre aquisição da linguagem e mostrar como cada acepção encontra-se relacionada a diferentes perspectivas teóricas a respeito do assunto. Iniciamos explicando o surgimento dos estudos relacionados à consciência/capacidade metalinguística (PRATT; GRIEVE, 1984) e em seguida expomos diferentes abordagens a respeito desse fenômeno. Com base na discussão proposta por Gombert (1992), também procuramos dar conta dos diferentes usos dos termos feitos por pesquisadores das áreas da linguística e da psicolinguística, o que explica parcialmente a falta de consenso sobre o significado dos mesmos. A discussão aqui proposta pode ajudar a esclarecer o debate em torno da questão metalinguística, que tem ocupado os profissionais da área de aquisição da linguagem desde o seu surgimento, em especial no que diz respeito aos diferentes entendimentos que os termos podem suscitar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Marchioro Stumpf, California State University Chico/Fulbright

Graduada em Letras - Português/Inglês e mestre em Letras - Estudos da Linguagem. Tem experiência no ensino de inglês e português como linguas adicionais e em pesquisa na área de linguística, especialmente em teorias enunciativas.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

STUMPF, E. M. A NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA/CAPACIDADE METALINGUÍSTICA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 87–104, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/12266. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos