A NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA/CAPACIDADE METALINGUÍSTICA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Autores/as

  • Elisa Marchioro Stumpf California State University Chico/Fulbright

Palabras clave:

aquisição da linguagem, consciência metalinguística, capacidade metalinguística

Resumen

Resumo: Este artigo propõe-se a discutir diferentes acepções do termo consciência ou capacidade metalinguística no que diz respeito aos seus usos em estudos sobre aquisição da linguagem e mostrar como cada acepção encontra-se relacionada a diferentes perspectivas teóricas a respeito do assunto. Iniciamos explicando o surgimento dos estudos relacionados à consciência/capacidade metalinguística (PRATT; GRIEVE, 1984) e em seguida expomos diferentes abordagens a respeito desse fenômeno. Com base na discussão proposta por Gombert (1992), também procuramos dar conta dos diferentes usos dos termos feitos por pesquisadores das áreas da linguística e da psicolinguística, o que explica parcialmente a falta de consenso sobre o significado dos mesmos. A discussão aqui proposta pode ajudar a esclarecer o debate em torno da questão metalinguística, que tem ocupado os profissionais da área de aquisição da linguagem desde o seu surgimento, em especial no que diz respeito aos diferentes entendimentos que os termos podem suscitar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisa Marchioro Stumpf, California State University Chico/Fulbright

Graduada em Letras - Português/Inglês e mestre em Letras - Estudos da Linguagem. Tem experiência no ensino de inglês e português como linguas adicionais e em pesquisa na área de linguística, especialmente em teorias enunciativas.

Publicado

2013-06-27

Cómo citar

STUMPF, E. M. A NOÇÃO DE CONSCIÊNCIA/CAPACIDADE METALINGUÍSTICA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 87–104, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/12266. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos