ATENÇÃO CONJUNTA E DESENHO ANIMADO: DA INTERAÇÃO À REFERÊNCIA LINGUÍSTICA
Palavras-chave:
atenção conjunta, desenho animado, referência linguísticaResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar cenas de atenção conjunta de uma díade em um contexto em que mãe e criança, com idade entre três e quatro anos, assistem ao desenho animado espanhol Pocoyo, dirigido a criança em idade pré-escolar. Partimos, portanto, da consideração de que o formato da atenção conjunta permanece na rotina infantil após a inserção na linguagem e pode contribuir para consolidação da referência linguística. A discussão teórica sobre a atenção conjunta baseia-se principalmente em Tomasello (1995, 2003, 2005, 2011), já sobre referência linguística, partimos das considerações de Blühdorn (1999) e Diessel (2006). Em nossas análises, além de percebermos que a estrutura interativa do desenho animado favorece o estabelecimento da atenção conjunta, notamos que, embora a criança integrante da díade analisada já tenha adquirido linguagem, o formato da atenção conjunta apresenta-se como uma estratégia ainda presente em sua rotina e contribui para a consolidação da referência linguística.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-06-27
Como Citar
COSTA FILHO, J. M. S. da. ATENÇÃO CONJUNTA E DESENHO ANIMADO: DA INTERAÇÃO À REFERÊNCIA LINGUÍSTICA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 105–120, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/12675. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.