ATENÇÃO CONJUNTA E DESENHO ANIMADO: DA INTERAÇÃO À REFERÊNCIA LINGUÍSTICA
Mots-clés :
atenção conjunta, desenho animado, referência linguísticaRésumé
Este trabalho tem por objetivo analisar cenas de atenção conjunta de uma díade em um contexto em que mãe e criança, com idade entre três e quatro anos, assistem ao desenho animado espanhol Pocoyo, dirigido a criança em idade pré-escolar. Partimos, portanto, da consideração de que o formato da atenção conjunta permanece na rotina infantil após a inserção na linguagem e pode contribuir para consolidação da referência linguística. A discussão teórica sobre a atenção conjunta baseia-se principalmente em Tomasello (1995, 2003, 2005, 2011), já sobre referência linguística, partimos das considerações de Blühdorn (1999) e Diessel (2006). Em nossas análises, além de percebermos que a estrutura interativa do desenho animado favorece o estabelecimento da atenção conjunta, notamos que, embora a criança integrante da díade analisada já tenha adquirido linguagem, o formato da atenção conjunta apresenta-se como uma estratégia ainda presente em sua rotina e contribui para a consolidação da referência linguística.Téléchargements
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Publiée
2013-06-27
Comment citer
COSTA FILHO, J. M. S. da. ATENÇÃO CONJUNTA E DESENHO ANIMADO: DA INTERAÇÃO À REFERÊNCIA LINGUÍSTICA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 105–120, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/12675. Acesso em: 22 déc. 2024.
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