DO BATOM AO LIVRO: IMPRESSÕES SOBRE A AVON ENQUANTO MEDIADORA DE LEITURA LITERÁRIA
Palavras-chave:
Avon, literatura, best-seller, história cultural, Chartier.Resumo
Este artigo busca refletir a questão da mediação mercadológica de títulos de leitura literária, traçando uma análise de cunho historiográfico-cultural (BURKE, 2004; CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 2004) com o empreendimento de leitura crítica de um corpus formado por informativos publicitários e matérias de revistas on-line. A pesquisa visa pensar o papel da empresa Avon – fabricante e distribuidora de cosméticos, através de folhetos e revendedoras – enquanto mediadora de leitura literária, sendo selecionadora e influenciadora na edição e na circulação de livros. A pesquisa empreendida e divulgada por meio deste texto pretende apenas discutir, de forma sucinta, como se dão os processos de configuração da leitura enquanto prática social, tendo a empresa como mediadora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-16
Como Citar
LEMOS, A. F. DO BATOM AO LIVRO: IMPRESSÕES SOBRE A AVON ENQUANTO MEDIADORA DE LEITURA LITERÁRIA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 83–95, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/19817. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.