Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem

Autores

  • Raniere Marques de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Regina Celi Mendes Pereira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497

Palavras-chave:

ISD. Contexto de produção. Capacidade de linguagem

Resumo

Neste artigo, objetivamos identificar e analisar a relação estabelecida entre os parâmetros do contexto sociossubjetivo e o desenvolvimento das capacidades de linguagem presentes na cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2017. Tomando como base as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo ( ISD), o quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999) e por pesquisadores da Universidade de Genebra, verificamos que os objetivos da interação, presentes na cartilha, contemplam as capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) uma vez que contribuem para a realização de ações, sobretudo, com implicação de mudança dessas ações de linguagem do participante-emissor; e estão materializados em sequências injuntivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raniere Marques de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Linguagem e Ensino e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem desenvolvido atividades de pesquisas relacionadas às Teorias do Discurso (Dialógica e Francesa) e ao Funcionalismo.

Regina Celi Mendes Pereira, UFPB

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba, de junho de 2009 a junho de 2012, onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: gêneros, letramento, escrita, formação docente e processos de ensino-aprendizagem de produção textual. Foi conselheira da Associação Nacional de Letras e Linguística (ANPOLL), quadriênio 2012-2016. É editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sub-sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura no Brasil. Desenvolve projetos de acompanhamento aos professores de língua portuguesa da rede pública e tem atuado em cursos de formação desses profissionais. É uma das líderes do grupo de pesquisa GELIT/CNPq/UFPB (Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho), integrante do GT de Gêneros textuais/discursivos e membro do grupo ALTER-PUC/SP.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

MELO, R. M. de; PEREIRA, R. C. M. Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 339–352, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42497. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)