Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497Mots-clés :
ISD. Contexto de produção. Capacidade de linguagemRésumé
Neste artigo, objetivamos identificar e analisar a relação estabelecida entre os parâmetros do contexto sociossubjetivo e o desenvolvimento das capacidades de linguagem presentes na cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2017. Tomando como base as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo ( ISD), o quadro teórico-metodológico proposto por Bronckart (1999) e por pesquisadores da Universidade de Genebra, verificamos que os objetivos da interação, presentes na cartilha, contemplam as capacidades de linguagem (ação, discursiva e linguístico-discursiva) uma vez que contribuem para a realização de ações, sobretudo, com implicação de mudança dessas ações de linguagem do participante-emissor; e estão materializados em sequências injuntivas.Téléchargements
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Publiée
2018-12-31
Comment citer
MELO, R. M. de; PEREIRA, R. C. M. Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de produção e das capacidades de linguagem. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 339–352, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42497. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42497. Acesso em: 23 déc. 2024.
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