O PRAZER DO JOGO OU O JOGO DOS PRAZERES: "UMA APRENDIZAGEM" NA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Luciana Morteo Éboli

Resumo

Este artigo analisa o exercício da escrita e a expressividade na obra da escritora Clarice Lispector, com ênfase nas características temáticas e textuais que compõem a idéia de jogo narrativo. A análise do romance "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" destaca os princípios de interação e jogo abordados por Johan Huizinga na obra "Homo Ludens", através do caráter de evasão da vida real para uma esfera temporária de atividade. A análise literária, com base nas teorias de Gérard Genette e Hans Meyerhoff, trata das questões de subjetividade, intensificação de sensações, alternância de focos e quebra da tradição narrativa, que propõem o jogo, e em reflexões, expectativas e repetições que envolvem, simultaneamente, autora, personagens e leitor.

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Publicado

2011-02-15

Como Citar

ÉBOLI, L. M. O PRAZER DO JOGO OU O JOGO DOS PRAZERES: "UMA APRENDIZAGEM" NA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/4554. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos