Diversidade linguístico-cultural da Argentina nos livros didáticos de língua espanhola no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65255Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar como os conteúdos culturais da Argentina são representados nos primeiros volumes das três coleções de livros didáticos de Espanhol (LD) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para adoção pelas escolas públicas de Ensino Médio brasileiras. Apoiados na concepção, defendida por Serrani (2005) e Laraia (2008), de que a língua e a cultura de um povo estão intrinsecamente ligadas e de que aprender uma língua estrangeira deve permitir a interação com o outro e sua cultura, investigamos se os materiais incluem conteúdos que valorizam aspectos culturais da Argentina, em conformidade com com as orientações dos documentos norteadores da Educação Básica. Para isso, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, por meio da análise dos livros, segundo uma abordagem quanti-qualitativa. A seleção e categorização dos dados seguiu o roteiro proposto por Byram (1993 apud Batista, 2010) para avaliação de conteúdos culturais em livros didáticos de ensino de línguas estrangeiras. A análise permitiu concluir que somente o primeiro do Cercanía joven dá espaço considerável a diversos aspectos da cultura argentina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.