AS ESTRATÉGIAS NA EVOCAÇÃO DA VOZ ALHEIA E A SUBJETIVIDADE NESSA INCORPORAÇÃO
Abstract
A presente pesquisa, retomando a questão do sujeito heterogêneo, tem por objetivo principal discutir a subjetividade do locutor na incorporação do discurso alheio. Fundamentaremos nosso trabalho nos princípios dialógicos da linguagem de Bakhtin (1929, 1970 e 1979) e teremos como principal embasamento teórico-metodológico a Teoria Semiolinguística, desenvolvida por Patrick Charaudeau (1995, 1996, 1999, 2001, 2006a, 2006b e 2008), auxiliada por categorias analíticas de Authier-Revuz (1990, 1998 e 2004) e conceitos teóricos propostos por Maingueneau (1997[1987], 2004, 2008a[1995], 2008b). O corpus será composto de uma da revista VEJA, publicada em 24 de junho de 2009 e centrada na discussão da Crise instaurada no Senado brasileiro em 2009. Aliando teoria e prática, buscaremos compreender como as estratégias no uso do discurso alheio se apresentam no gênero reportagem, descrevendo as diferentes formas como a voz do outro é incorporada à do jornalista para construir um ato de comunicação, a partir de estratégias de seleção, identificação e manipulação desse discurso outro. Nesse percurso investigativo, assumimos que a subjetividade existe e que o eu circunscreve a voz do outro, imprimindo-lhe um tom próprio, um sentido, por vezes, distante do discurso incorporado. Palavras-chave: Subjetividade. Heterogeneidade. Discurso relatado. Semiolinguística.Downloads
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Published
2010-12-01
How to Cite
LEMOS, L. S. AS ESTRATÉGIAS NA EVOCAÇÃO DA VOZ ALHEIA E A SUBJETIVIDADE NESSA INCORPORAÇÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/4757. Acesso em: 23 dec. 2024.
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Artigos
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