ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)?

Autores/as

  • Maria Amélia Dalvi
  • Neide Luzia de Rezende

Palabras clave:

Ensino de Literatura, Banco de Teses da Capes, Programas de Pós-Graduação em Educação e Letras.

Resumen

Trata-se de um mapeamento das recentes pesquisas em torno do ensino de literatura, no âmbito de programas de pós-graduação em Educação e Letras do país. Tem como objetivo identificar dissertações e teses produzidas na última década (de 2001 a 2010), que trazem como uma de suas palavras-chave “ensino de literatura”, no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com acesso pelo Portal Domínio Público. Procura-se identificar temáticas e abordagens, bem como instituições e programas de pós-graduação nos quais tais pesquisas têm acontecido. Conclui-se que: há um impulso para a mudança do ensino, com base em teorias voltadas para a recepção; persistem limitações na busca pela internet, pela aparente lentidão das instituições na inserção dos dados; o modo como os pesquisadores identificam suas pesquisas não leva em conta o suporte digital; por fim, os resumos não são suficientemente precisos quanto aos conteúdos dos textos.

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Publicado

2012-02-28

Cómo citar

DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de. ENSINO DE LITERATURA: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES (2001-2010)?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 37–58, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/10715. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos