LITERATURA E ENEM: IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Gilsa Elaine Ribeiro Andrade

Palabras clave:

Enem – Literatura – Ensino Médio.

Resumen

A história do ensino de Literatura, letramento literário, metodologias e práticas avaliativas ocupam um lugar de destaque no meio acadêmico, suscitando pesquisas abrangentes nessa área. Nesse sentido, fazendo um breve percurso da história da literatura no ensino brasileiro, sua metodologia e conceitos diversos desde o século XVI até os dias de hoje, pretendemos refletir sobre o papel e o lugar da Literatura na atualidade, no que se refere ao E, a fim de percebermos o lugar que a Literatura ocupa no Ensino Médio quando se insere tal processo avaliativo em nível nacional. O que se entende, então, por Literatura, levando em consideração os PCNs e o modelo avaliativo do Enem que a inserem numa área chamada de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias? Para ilustrar nossas discussões, analisaremos algumas questões de provas do Enem, observando as implicações de seus documentos, conteúdos, matrizes de referência e avaliações no Ensino Médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-02-28

Cómo citar

RIBEIRO ANDRADE, G. E. LITERATURA E ENEM: IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 139–153, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/10786. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos