COMPREENDENDO A ATENÇÃO CONJUNTA E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NAS ESPECIFICIDADES DA CEGUEIRA

Autores/as

  • Renata Fonseca Lima da Fonte Universidade Católica de Pernambuco/ Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem;

Palabras clave:

atenção conjunta, aquisição da linguagem, criança cega.

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal compreender a atenção conjunta e aquisição da linguagem em criança cega. Para isso, realizamos uma investigação longitudinal, cujo corpus foi composto por registros videografados, de situações cotidianas ocorridas com a díade mãe-criança cega no ambiente domiciliar por um período de aproximadamente um ano. Fundamentamos nosso estudo na perspectiva sociocognitiva, proposta por Tomasello (1995, 2003), considerando suas contribuições acerca da atenção conjunta. Nossos dados mostraram que situações de engajamento na interação de atenção conjunta com a mãe contribuíram para aquisições verbais da criança; que essas situações envolveram a integração de elementos multimodais maternos e os da criança; entre os quais o toque teve papel de destaque ao substituir o estatuto do olhar. Esperamos que essas constatações favoreçam reflexões para se pensar em caminhos alternativos para engajar a criança cega em cenas de atenção conjunta, contribuindo para a aquisição da linguagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco/ Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem;

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Atualmente é professora assistente II da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.

Publicado

2013-06-27

Cómo citar

DA FONTE, R. F. L. COMPREENDENDO A ATENÇÃO CONJUNTA E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NAS ESPECIFICIDADES DA CEGUEIRA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 33–46, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/12240. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos