A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO INFANTIL
Palabras clave:
atenção conjunta, linguagem, interação social.Resumen
O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento sociocognitivo infantil, com foco no desenvolvimento linguístico e na relação estabelecida com os contextos de atenção conjunta. Com base em uma perspectiva sociointeracionista, considera-se primordial as interações sociais entre o adulto-bebê, para que a linguagem seja adquirida. A atenção conjunta acontece quando, em uma relação diádica, o foco da atenção passa a ser dividido para um evento ou objeto exterior à relação. É por meio das cenas de atenção conjunta que as bases sociocognitivas necessárias para a comunicação simbólica se estabelecem. Estudos revelam que os contextos de atenção conjunta atuam como preditores no desenvolvimento linguístico. Logo, a presença da atenção conjunta no início do desenvolvimento infantil será um diferenciador para a aquisição linguística, posto que promove o estabelecimento de um foco conversacional, através de um contexto comum tanto à criança quanto à pessoa com a qual se relaciona.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-06-27
Cómo citar
MEDEIROS, C. S. A IMPORTÂNCIA DOS CONTEXTOS DE ATENÇÃO CONJUNTA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOGNITIVO INFANTIL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 10, n. 1-2, p. 47–53, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/12246. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.