CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DIACRÔNICO DE PERO NO PORTUGUÊS
Palabras clave:
diacronia, mudança, conjunções, adversativa, peroResumen
Este trabalho objetiva analisar o item pero no período arcaico da língua portuguesa. De acordo com a literatura especializada, pero era etimologicamente adverbial e possuía sentido conclusivo-explicativo. Durante o período arcaico, passou por um processo de mudança sintático-semântica, adquirindo sentido adversativo e tornando-se conjunção. Há relatos também de pero como conjunção concessiva e conjunção causal. Dessa forma, este estudo objetiva analisar as mudanças desse item que desapareceu do português, verificando os contextos favorecedores e comparando os resultados com o que foi apontado pelos autores consultados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-10-05
Cómo citar
WOLFF, D. da C. M. CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DIACRÔNICO DE PERO NO PORTUGUÊS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 99–113, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/21373. Acesso em: 23 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.