Métodos na Abordagem (supostamente) Comunicativa: análise de um livro didático de italiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42392

Palabras clave:

Língua Italiana, Livro didático, Metodologia de ensino de línguas,

Resumen

Em nosso texto, realizamos a análise de um livro didático de língua italiana para estrangeiros utilizado no Brasil a partir do referencial teórico da metodologia de ensino de línguas estrangeiras (FERNANDES, 2010; MARTINEZ, 2009; RICHARDS, 2006; RICHARDS e RODGERS, 2003; ABADÍA, 2000). Na análise, considerando a abordagem comunicativa para o ensino de línguas (AC), buscamos observar como se efetivavam as atividades de um livro que se dizia comunicativo em sua introdução, discutindo a coerência teórico-metodológica que o material apresentava. Como resultados, observamos uma falha conceitual na elaboração do material, com atividades que, na prática, não correspondiam à orientação epistemológica que o livro didático anunciava para si, fato que buscamos descrever.

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

SILVA, J. E. do N.; GULLO, A. Métodos na Abordagem (supostamente) Comunicativa: análise de um livro didático de italiano. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 2, p. 353–376, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n2.42392. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42392. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos