A INTERPRETAÇÃO PASSIVA/INDETERMINADA DE CONSTRUÇÕES COM A PARTÍCULA "SE" EM TEMPOS SIMPLES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO - UM ESTUDO EM SINTAXE EXPERIMENTAL

Autores/as

  • José Ferrari Neto
  • Cláudia Roberta Tavares Silva
  • Fábio Fortes

Resumen

A interpretação de sentenças que apresentam a partícula SE em português brasileiro (PB) é tratada nesse artigo. Por meio de um teste experimental, procurou-se prover dados sobre a interpretação preferencial dada por falantes de PB a esse tipo de construção, se passiva, com o argumento interno sendo interpretado como sujeito, ou indeterminada, com o argumento interno sendo interpretado como objeto direto. Os resultados obtidos revelaram que a leitura passiva é preferencial, sobretudo nas construções com concordância padrão, havendo alguma ambigüidade em sentenças no singular e nas que a marca de concordância aparece apenas no verbo. As implicações dessas evidências para a teoria gramatical tradicional e para a teoria lingüística gerativista são discutidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-12-01

Cómo citar

NETO, J. F.; SILVA, C. R. T.; FORTES, F. A INTERPRETAÇÃO PASSIVA/INDETERMINADA DE CONSTRUÇÕES COM A PARTÍCULA "SE" EM TEMPOS SIMPLES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO - UM ESTUDO EM SINTAXE EXPERIMENTAL. DLCV, João Pessoa, PB, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/4746. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos