POLÍTICA E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DE DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010.

Auteurs

  • André William Alves Assis

Mots-clés :

Política. Mídia. Ethos. Dilma Rousseff. Eleições.

Résumé

No cenário atual brasileiro e até mesmo mundial observa-se que política e mídia têm se embricado cada vez mais nos processos eleitorais. A política passou a operar com a lógica dos meios de comunicação, e as campanhas eleitorais passaram a adotar um caráter de espetáculo político centrado na criação e aceitação da imagem do ator político. Neste estudo, sob o viés da Análise do Discurso de linha francesa e da comunicação, analisamos como o programa do PT construiu a imagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro programa produzido para o Horário Gratuito de Propaganda eleitoral - HGPE, da TV aberta do Brasil no ano de 2010. A posição-sujeito que Dilma ocupou nas eleições de 2010 permitiu que ela se adequasse tanto à retórica da política, quanto aos parâmetros da mídia; uma aproximação necessária da política às lógicas midiáticas de representação da realidade/mundo, à criação do espetáculo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2012-10-19

Comment citer

ASSIS, A. W. A. POLÍTICA E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DOS ETHÉ DE DILMA ROUSSEFF NAS ELEIÇÕES DE 2010. DLCV, João Pessoa, PB, v. 9, n. 1, p. 35–45, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/10343. Acesso em: 23 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos